UPA Santo Antônio ganha reconhecimento como modelo de parceria público-privada de impacto social
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Santo Antônio acaba de receber reconhecimento nacional como modelo de parceria público-privada de impacto social com potencial para transformar o desenvolvimento social do país. Vinculada ao município e sob a gestão das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) desde 2021, a UPA Santo Antônio é um dos cases de sucesso avaliados pela organização da sociedade civil Comunitas. A unidade administrada pela OSID é uma das experiências bem-sucedidas reunidas na mais recente edição da publicação: “Mapa da Contratualização – Destaques em parcerias público-privadas de impacto social”. No guia, a UPA Santo Antônio foi destaque tendo como pontos fortes dois indicadores: Inovação e Economicidade.
“É com imensa alegria que recebemos a notícia de que nossa unidade irmã, a UPA Santo Antônio, foi reconhecida nacionalmente como modelo na área da Saúde entre parcerias público-privadas de impacto social. Nossa gratidão a todos os profissionais da unidade, os quais carregam, no atendimento diário ao público, a verdadeira essência do Amar e Servir - missão essa tão enraizada na origem das Obras Sociais Irmã Dulce e na caminhada de sua fundadora, a Santa Dulce dos Pobres”, disse Maria Rita Pontes, superintendente das Obras Sociais, comentando a publicação.
O Secretário Municipal da Saúde de Salvador, Alexandre Reis, esteve hoje na unidade para parabenizar e agradecer aos profissionais da unidade. Ele foi recebido pela superintendente das Obras Sociais, Maria Rita Pontes, pelo líder Médico da OSID, Elmar Dourado, pela líder da UPA Santo Antônio, Eliana Ferreira, do assessor Corporativo, Sérgio Lopes, da assessora de Cultura Organizacional e Humanização, Irmã Maiara Santos, e colaboradores da UPA Santo Antônio. “Esse destaque da UPA Santo Antônio é extremamente importante e mostra que estamos no caminho certo. Nossa parceria com a OSID vem trazendo excelentes resultados, justamente por estarmos alinhados na missão de promover uma saúde pública de qualidade, com humanização, e inovação”, declarou Alexandre Reis.
Satisfeita com o reconhecimento do trabalho realizado pela equipe da UPA Santo Antônio, Eliana Ferreira cita indicadores da unidade que corroboram os desafios da gestão: “Cerca de 80% dos pacientes que chegam à UPA Santo Antônio são pacientes com perfil para a atenção básica. Aqui, nós recebemos pacientes de vários distritos do município. Basta dizer que 42% dos pacientes que buscam a unidade não pertencem ao distrito de Itapagipe, sendo alguns provenientes da Região Metropolitana de Salvador e até de outras cidades”. Outro fator de atração do público, segundo Eliana, é o fato de 40% das saídas de pacientes da UPA serem para o Hospital Santo Antônio (HSA/OSID). Para a líder da UPA Santo Antônio, esses números são motivados “pela gestão da OSID, que é uma instituição que acolhe e isso faz a diferença. Para nós, ver o reconhecimento do nosso trabalho, em meio a tantos desafios é gratificante, e mais gratificante ainda é saber que estamos aqui dando continuidade ao legado de Santa Dulce dos Pobres”.
Considerando o fato de que a UPA é a porta de entrada dos pacientes, o líder médico das Obras Sociais, Elmar Dourado, ressalta os pontos fortes em torno da seleção da UPA Santo Antônio no mapeamento realizado pela organização Comunitas – a Economicidade e a Inovação. “Nossa UPA foi eleita, em nível nacional, como modelo de boas práticas e de eficiência em relação a impacto social e em relação a sua efetividade com custos. Isto é, em fazer muito com poucos recursos. Nós temos conseguido e é gratificante nós vermos o resultado de um trabalho em equipe, apesar de todos os desafios enfrentados”.
Dentro do indicador Inovação, ele citou o fato de que a partir da UPA Santo Antônio foi implantado o Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD), adotado posteriormente em outras UPAs. O SAD consiste em um serviço complementar aos cuidados realizados na atenção básica e em serviços de urgência, substitutivo ou complementar à internação hospitalar, responsável pelo gerenciamento e operacionalização das Equipes Multiprofissionais de Atenção Domiciliar (EMAD) e Equipes Multiprofissionais de Apoio (EMAP).
UPA Santo Antônio – Situada no Largo de Roma, ao lado da OSID, a UPA Santo Antônio disponibiliza atendimento de Urgência e Emergência em regime de 24 horas e oferece serviços nas áreas de Medicina Clínica, Pediatria, Ortopedia, Psiquiatria, Enfermagem, Odontologia, Serviço Social, Farmácia e Serviços de Apoio Diagnóstico, como Laboratório, Raio-x e Ultrassonografia. O centro de saúde conta com seis consultórios médicos, um consultório odontológico, laboratório, central de material esterilizado, duas salas de classificação de risco – uma adulto e outra pediátrica, além de salas de reanimação, de sutura, de gesso, de medicação, sala de inalação e de observação adulto (masculino e feminino) e pediátrica. A estrutura da unidade engloba também 36 leitos, além de duas salas de inaloterapia (adulto e pediátrica), salas de administração de medicamentos, de raio-x, eletrocardiograma e laboratório e dispõe ainda de uma base do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e Serviço de Atenção Domiciliar.