Portal Obras Sociais Irmã Dulce

Portal Obras Sociais Irmã Dulce

Icone coração Doações Icone coração Ouvidoria

Prêmio ++

As Obras Sociais Irmã Dulce, juntamente com o Grupo Civil, foram agraciadas com o Prêmio ++. Concedida pela aceleradora de startups Rede +, a premiação na categoria “Impacto Social” reconhece como o grande evento de destaque de 2023 a ação Hackathon+ OSID 2023, programa da rede realizado com o parceiro Grupo Civil. O Hackathon+ OSID foi um programa de imersão e colaboração para estimular a criação de projetos inovadores. A ação teve como principal objetivo desenvolver soluções tecnológicas inovadoras que atendessem aos desafios propostos pelas Obra Sociais.

 

Prêmio ++

Prêmio Construtores do SUS

A superintendente das Obras Sociais Irmã Dulce, Maria Rita Pontes, recebeu em agosto de 2023 o Prêmio Construtores do SUS. Em sua primeira edição, o prêmio foi criado para homenagear pessoas que fizeram e/ou fazem parte da construção do Sistema Único de Saúde da Bahia e também marca os 35 anos de criação do SUS. 

Prêmio Construtores do SUS

Medalha 2 de Julho

As Obras Sociais Irmã Dulce foram agraciadas com a comenda Medalha 2 de Julho – Libertadores da Bahia, no Grau de Cavaleiro, maior condecoração do Estado da Bahia. Instituído em 2010, o título é um reconhecimento à atuação de organizações e personalidades para a garantia das liberdades públicas e para a afirmação da soberania nacional. A honraria é simbolizada por uma medalha, em seus três graus de importância – Grã-Cruz, Comendador e Cavaleiro. 
 

Medalha 2 de Julho

Heroína da Pátria

Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes, nome de batismo de Santa Dulce dos Pobres, agora está inscrito no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria, mantido no Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, na Praça dos Três Poderes, em Brasília. O volume homenageia os brasileiros que dedicaram sua vida à defesa e construção do país com excepcional heroísmo. A Lei foi sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e publicada no dia 17 de maio de 2023 no Diário Oficial da União. 

Heroína da Pátria

Prêmio Zilda Arns

Em reconhecimento ao trabalho realizado pelo Centro de Geriatria e Gerontologia Júlia Magalhães, núcleo das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) voltado à assistência aos idosos, a instituição fundada por Santa Dulce dos Pobres é uma das cinco entidades e personalidades vencedoras do Prêmio Zilda Arns 2021. A premiação é promovida pela Câmara dos Deputados para distinguir ações em defesa e promoção dos Direitos da Pessoa Idosa.

Prêmio Zilda Arns

Prêmio 100 Melhores ONGs do Brasil 2019

As Obras Sociais Irmã receberam o prêmio 100 Melhores ONGs do Brasil 2019, organizado pelo Instituto Doar, em parceria com a Rede Filantropia. A premiação tem como objetivo reconhecer as instituições nacionais que mais se destacam pela transparência e gestão nas suas atuações, além de incentivar a cultura da doação no Brasil.

Prêmio 100 Melhores ONGs do Brasil 2019

Melhor ONG do Nordeste 2018 (Prêmio 100 Melhores ONGs do Brasil)

As Obras Sociais Irmã Dulce foram premiadas como a melhor organização não governamental da Região Nordeste do país e uma das 100 melhores do Brasil. Organizado pelo Instituto Doar, em parceria com a Rede Filantropia, o prêmio 100 Melhores ONGs do Brasil tem como objetivo reconhecer as instituições nacionais que mais se destacam pela transparência e gestão nas suas atuações, além de incentivar a cultura da doação no Brasil.

Melhor ONG do Nordeste 2018 (Prêmio 100 Melhores ONGs do Brasil)

Prêmio Bem Eficiente

O Prêmio, concedido às “50 melhores entidades beneficentes e sem fins lucrativos do Brasil” pela Kanitz & Associados foi recebido pelas Obras Sociais Irmã Dulce quatro vezes, nos anos de 1997, 2000, 2004 e 2006.

Prêmio Bem Eficiente

Prêmio Desempenho

O Hospital Santo Antônio foi escolhido como a melhor entidade da área médico-hospitalar da Bahia pelo Prêmio Desempenho 2006, promovido pelo Instituto Miguel Calmon (IMIC). A premiação tem como objetivo o reconhecimento público da excelência das organizações homenageando as empresas de melhor performance nos diversos setores da economia.

Prêmio Desempenho

Top Social

O case “CESA – A Educação mudando vidas” rendeu às Obras Sociais Irmã Dulce o prêmio Top Social 2005 oferecido pela Associação de Dirigentes de Marketing e Vendas da Bahia (ADVB-BA), em parceria com a Associação Brasileira das Agências de Publicidade (ABAP-BA) e a Associação Comercial da Bahia (ACB). O Top Social é o mais importante prêmio de responsabilidade social do Norte/Nordeste e tem como objetivo reconhecer e premiar programas que contribuem para o desenvolvimento do Estado.

Top Social

Filantropia 400

Em 1999, a OSID foi classificada no prêmio Filantropia 400 como a 13ª maior entidade beneficente do Brasil. O prêmio foi concedido pela Kanitz e Associados às 400 maiores entidades beneficentes do País.

Filantropia 400

Voluntário do Ano

Em dezembro de 2001, a voluntária da OSID Iraci Lordelo recebe o prêmio nacional de voluntariado da Kanitz e Associados na categoria destaque feminino.

Voluntário do Ano

Clarence H. Moore

O prêmio, concedido anualmente pela Pan American Health and Education Foundation -entidade parceira da Pan American Health Organization, foi recebido pelas Obras Sociais Irmã Dulce no ano de 1997. O reconhecimento internacional deve-se aos serviços de saúde prestados gratuitamente aos setores mais necessitados da sociedade.

Clarence H. Moore

ISO 9001:2015

A norma ISO 9001 contém requisitos para o bom funcionamento do Sistema de Gestão da Qualidade das organizações. A Associação Obras Sociais Irmã Dulce é certificada na norma ISO 9001 desde 21 de agosto de 2002 e a partir desta data passa por auditorias externas anuais realizadas por órgãos certificadores independentes. Esses órgãos atestam a conformidade da organização para com os requisitos da norma e emitem o Certificado de Conformidade. O ciclo de auditorias é de três anos, contemplando uma auditoria de recertificação e duas de monitoramento.

ISO 9001:2015

Prêmio Rainha Letizia

As Obras Sociais Irmã Dulce conquistaram o Prêmio Rainha Letizia 2015, um dos mais importantes do mundo na área social, concedido pelo Ministério da Saúde, Serviços Sociais e Igualdade do Governo da Espanha a iniciativas na área de reabilitação de deficiências e inclusão social. O projeto osidiano vencedor foi a Horta Educativa, voltada para moradores do Centro de Acolhimento à Pessoa com Deficiência João Paulo II (CAPD) e para pacientes do Centro Especializado em Reabilitação Irmã Dulce (CER IV).

Prêmio Rainha Letizia

Prêmio Rainha Sofia

As Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) receberam em fevereiro de 2008 em Madri, Espanha, o Prêmio Rainha Sofia de Reabilitação e Integração 2007, um dos mais importantes do mundo na área social. A instituição conquistou a premiação pela candidatura ibero-americana (que reúne países de língua portuguesa e espanhola) em reconhecimento ao Programa Informática na Educação Especial (INFOESP), desenvolvido no Centro Especializado em Reabilitação (CER IV) Irmã Dulce.

Prêmio Rainha Sofia