Prêmio ++
As Obras Sociais Irmã Dulce, juntamente com o Grupo Civil, foram agraciadas com o Prêmio ++. Concedida pela aceleradora de startups Rede +, a premiação na categoria “Impacto Social” reconhece como o grande evento de destaque de 2023 a ação Hackathon+ OSID 2023, programa da rede realizado com o parceiro Grupo Civil. O Hackathon+ OSID foi um programa de imersão e colaboração para estimular a criação de projetos inovadores. A ação teve como principal objetivo desenvolver soluções tecnológicas inovadoras que atendessem aos desafios propostos pelas Obra Sociais.
Prêmio Construtores do SUS
A superintendente das Obras Sociais Irmã Dulce, Maria Rita Pontes, recebeu em agosto de 2023 o Prêmio Construtores do SUS. Em sua primeira edição, o prêmio foi criado para homenagear pessoas que fizeram e/ou fazem parte da construção do Sistema Único de Saúde da Bahia e também marca os 35 anos de criação do SUS.
Medalha 2 de Julho
As Obras Sociais Irmã Dulce foram agraciadas com a comenda Medalha 2 de Julho – Libertadores da Bahia, no Grau de Cavaleiro, maior condecoração do Estado da Bahia. Instituído em 2010, o título é um reconhecimento à atuação de organizações e personalidades para a garantia das liberdades públicas e para a afirmação da soberania nacional. A honraria é simbolizada por uma medalha, em seus três graus de importância – Grã-Cruz, Comendador e Cavaleiro.
Heroína da Pátria
Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes, nome de batismo de Santa Dulce dos Pobres, agora está inscrito no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria, mantido no Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, na Praça dos Três Poderes, em Brasília. O volume homenageia os brasileiros que dedicaram sua vida à defesa e construção do país com excepcional heroísmo. A Lei foi sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e publicada no dia 17 de maio de 2023 no Diário Oficial da União.
Prêmio Zilda Arns
Em reconhecimento ao trabalho realizado pelo Centro de Geriatria e Gerontologia Júlia Magalhães, núcleo das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) voltado à assistência aos idosos, a instituição fundada por Santa Dulce dos Pobres é uma das cinco entidades e personalidades vencedoras do Prêmio Zilda Arns 2021. A premiação é promovida pela Câmara dos Deputados para distinguir ações em defesa e promoção dos Direitos da Pessoa Idosa.
Prêmio 100 Melhores ONGs do Brasil 2019
As Obras Sociais Irmã receberam o prêmio 100 Melhores ONGs do Brasil 2019, organizado pelo Instituto Doar, em parceria com a Rede Filantropia. A premiação tem como objetivo reconhecer as instituições nacionais que mais se destacam pela transparência e gestão nas suas atuações, além de incentivar a cultura da doação no Brasil.
Melhor ONG do Nordeste 2018 (Prêmio 100 Melhores ONGs do Brasil)
As Obras Sociais Irmã Dulce foram premiadas como a melhor organização não governamental da Região Nordeste do país e uma das 100 melhores do Brasil. Organizado pelo Instituto Doar, em parceria com a Rede Filantropia, o prêmio 100 Melhores ONGs do Brasil tem como objetivo reconhecer as instituições nacionais que mais se destacam pela transparência e gestão nas suas atuações, além de incentivar a cultura da doação no Brasil.
Prêmio Bem Eficiente
O Prêmio, concedido às “50 melhores entidades beneficentes e sem fins lucrativos do Brasil” pela Kanitz & Associados foi recebido pelas Obras Sociais Irmã Dulce quatro vezes, nos anos de 1997, 2000, 2004 e 2006.
Prêmio Desempenho
O Hospital Santo Antônio foi escolhido como a melhor entidade da área médico-hospitalar da Bahia pelo Prêmio Desempenho 2006, promovido pelo Instituto Miguel Calmon (IMIC). A premiação tem como objetivo o reconhecimento público da excelência das organizações homenageando as empresas de melhor performance nos diversos setores da economia.
Top Social
O case “CESA – A Educação mudando vidas” rendeu às Obras Sociais Irmã Dulce o prêmio Top Social 2005 oferecido pela Associação de Dirigentes de Marketing e Vendas da Bahia (ADVB-BA), em parceria com a Associação Brasileira das Agências de Publicidade (ABAP-BA) e a Associação Comercial da Bahia (ACB). O Top Social é o mais importante prêmio de responsabilidade social do Norte/Nordeste e tem como objetivo reconhecer e premiar programas que contribuem para o desenvolvimento do Estado.
Filantropia 400
Em 1999, a OSID foi classificada no prêmio Filantropia 400 como a 13ª maior entidade beneficente do Brasil. O prêmio foi concedido pela Kanitz e Associados às 400 maiores entidades beneficentes do País.
Voluntário do Ano
Em dezembro de 2001, a voluntária da OSID Iraci Lordelo recebe o prêmio nacional de voluntariado da Kanitz e Associados na categoria destaque feminino.
Clarence H. Moore
O prêmio, concedido anualmente pela Pan American Health and Education Foundation -entidade parceira da Pan American Health Organization, foi recebido pelas Obras Sociais Irmã Dulce no ano de 1997. O reconhecimento internacional deve-se aos serviços de saúde prestados gratuitamente aos setores mais necessitados da sociedade.
ISO 9001:2015
A norma ISO 9001 contém requisitos para o bom funcionamento do Sistema de Gestão da Qualidade das organizações. A Associação Obras Sociais Irmã Dulce é certificada na norma ISO 9001 desde 21 de agosto de 2002 e a partir desta data passa por auditorias externas anuais realizadas por órgãos certificadores independentes. Esses órgãos atestam a conformidade da organização para com os requisitos da norma e emitem o Certificado de Conformidade. O ciclo de auditorias é de três anos, contemplando uma auditoria de recertificação e duas de monitoramento.
Prêmio Rainha Letizia
As Obras Sociais Irmã Dulce conquistaram o Prêmio Rainha Letizia 2015, um dos mais importantes do mundo na área social, concedido pelo Ministério da Saúde, Serviços Sociais e Igualdade do Governo da Espanha a iniciativas na área de reabilitação de deficiências e inclusão social. O projeto osidiano vencedor foi a Horta Educativa, voltada para moradores do Centro de Acolhimento à Pessoa com Deficiência João Paulo II (CAPD) e para pacientes do Centro Especializado em Reabilitação Irmã Dulce (CER IV).
Prêmio Rainha Sofia
As Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) receberam em fevereiro de 2008 em Madri, Espanha, o Prêmio Rainha Sofia de Reabilitação e Integração 2007, um dos mais importantes do mundo na área social. A instituição conquistou a premiação pela candidatura ibero-americana (que reúne países de língua portuguesa e espanhola) em reconhecimento ao Programa Informática na Educação Especial (INFOESP), desenvolvido no Centro Especializado em Reabilitação (CER IV) Irmã Dulce.