OSID vai inaugurar unidade de alta complexidade para tratamento gratuito do câncer
As Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) vão inaugurar, no próximo dia 13 de maio, às 8h30, em Salvador – Avenida Luís Tarquínio, ao lado da sede da instituição, a Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) Nossa Senhora de Fátima. Aguardado com bastante expectativa, o mais novo centro de saúde da OSID vai oferecer, gratuitamente à população, tratamento completo contra o câncer, incluindo procedimentos de radioterapia e quimioterapia, consultas ambulatoriais e cirurgias no campo oncológico. A cerimônia de inauguração contará com a presença, entre outras autoridades, do ministro da Saúde, Arthur Chioro; do ministro da Defesa e ex-governador da Bahia, Jaques Wagner; do governador do Estado, Rui Costa; do secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas; e do arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger. O evento reunirá também profissionais, pacientes, voluntários, moradores, religiosos e estudantes das Obras Sociais Irmã Dulce.
Com uma estrutura que compreende 1.700 metros quadrados de área construída, 11 consultórios, 21 leitos e modernos aparelhos, a Unidade de Oncologia da OSID chega com a expectativa de atender, em sua capacidade plena, em torno de 4 mil pacientes por mês. O novo complexo, além de oferecer o tratamento de radioterapia, irá aumentar também o número de atendimentos do serviço de quimioterapia já disponibilizado na instituição, contribuindo significativamente para a redução das filas de espera por esses procedimentos na Bahia.
“Com a chegada da Unacon, as Obras passam a disponibilizar tratamento completo contra o câncer, incluindo também consultas, biópsias, exame anatomopatológico e cirurgias oncológicas”, destaca a gestora de Saúde da entidade, Lucrécia Savernini. “Não temos dúvida de que esse é o presente que Irmã Dulce gostaria de receber em meio às comemorações de seu centenário de nascimento: a inauguração de um novo e importante serviço, à disposição das pessoas mais carentes”, afirma a superintendente da OSID, Maria Rita Pontes. A nova unidade de saúde foi erguida e equipada com recursos dos governos federal e estadual, além de doações.