Portal Obras Sociais Irmã Dulce

Portal Obras Sociais Irmã Dulce

Icone coração Doações Icone coração Ouvidoria

Pesquisador do Centro de Pesquisa da OSID recebe prêmio internacional

25 de May de 2023

O pesquisador Edson Duarte Moreira, líder do Centro de Pesquisa Clínica das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), foi agraciado com o Prêmio GFMD – Global Fellow in Medicines Development, que reconhece profissionais que fazem contribuições significativas para o avanço da Medicina Farmacêutica. Instituído pela Academia IFAPP – International Federation of Associations of Pharmaceutical Physicians and Pharmaceutical Medicine (atualmente Academia GMDP – Global Medicines Development Professional), o prêmio foi entregue em cerimônia realizada no King's College, em Londres – Reino Unido, no último dia 22 de maio. Os premiados recebem o título de Global Fellow in Medicines Development e tornam-se membros do comitê global de especialistas para ajudar no avanço das disciplinas envolvidas no Desenvolvimento de Medicamentos/Medicina Farmacêutica.

“A notícia da nomeação para esse prêmio foi uma grata surpresa. Fiquei muito feliz pelo reconhecimento e pela oportunidade de expressar meus agradecimentos na cerimônia da premiação à Fiocruz e às Obras Sociais Irmã Dulce, que me deram "régua e compasso" para traçar essa trajetória. A essas instituições e a todos que me estenderam a mão ao longo dos anos, minha gratidão”, declarou Edson Moreira, que é médico infectologista e também pesquisador titular da Fiocruz. “Não se faz pesquisa individualmente, mas com o esforço coletivo de muitos talentos. Portanto, divido esse prêmio com minha equipe: sem o trabalho árduo e a dedicação de cada membro, isso não teria sido possível. Continuaremos buscando avanços na medicina com a ciência como ferramenta e com Santa Dulce dos Pobres como inspiração”, completou. A seleção para a premiação é feita por um comitê consultivo, formado por representantes da IFAPP, da Faculdade de Medicina Farmacêutica (pertencente aos Royal Colleges of Physicians do Reino Unido – Londres, Edimburgo e Glasgow) e de uma rede de parceiros públicos e privados da Europa voltada à inovação em medicamentos.

O pesquisador - Formado em Medicina pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Edson Moreira tem mestrado em Saúde Pública, doutorado em Epidemiologia pela Universidade de Columbia, em Nova York, e pós-doutorado pela Universidade McGill, em Montreal. Atualmente, é líder do CPEC – Centro de Pesquisa Clínica das Obras Sociais Irmã Dulce; pesquisador titular da Fiocruz Bahia; vice-coordenador do Programa de Mestrado Profissional em Pesquisa Clínica e Translacional (PGPCT) e docente do Curso de Pós-graduação em Biotecnologia em Saúde e Medicina Investigativa (PGBSMI), ambos da Fiocruz Bahia. Edson Moreira também é investigador de estudos da vacina para Covid-19 da Astra-Zeneca, Sanofi e Butantã, e coordenador dos estudos da vacina da Pfizer no Brasil. Sob sua coordenação, o Centro de Pesquisa Clínica das Obras Sociais Irmã Dulce foi homenageado pela farmacêutica multinacional Pfizer e pela empresa alemã BioNTech, em reconhecimento pela importante contribuição do núcleo da OSID nos estudos da vacina da Covid-19. O CPEC sagrou-se o segundo maior centro de pesquisa em número de voluntários para a vacina Pfizer/BioNTech no mundo.

 

Pesquisador do Centro de Pesquisa da OSID  recebe prêmio internacional