Projeto Pequenos Olhares: alunos da escola das Obras Sociais Irmã Dulce recebem óculos de grau
O último sábado (13) foi só alegria para cerca de 60 alunos do Centro Educacional Santo Antônio (CESA), núcleo de educação das Obras Sociais Irmã Dulce que acolhe crianças e adolescentes em risco social. Os estudantes receberam, de forma gratuita, óculos de grau por meio do Projeto Pequenos Olhares - iniciativa do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) em parceria com a instituição fundada pelo Anjo Bom do Brasil, com o apoio da empresa Onesight.
Para Jandiara Santos, mãe da aluna Janyelle Freitas, a entrega do óculos foi um momento de muita emoção. “Foi um presente maravilhoso que eu não teria condições de arcar. Agora minha filha vai poder enxergar, realizar as atividades da escola e caprichar na leitura”, disse.
“Em nome de toda família do CESA, agradecemos a todos os parceiros envolvidos nesse lindo projeto. Sem dúvida, será um diferencial na vida dessas crianças, principalmente para o bom desempenho escolar e para a qualidade de vida”, explicou Deise Reis, coordenadora do Ensino Fundamental I, do CESA.
No mês passado, cerca de 140 alunos passaram por uma avaliação com a equipe multidisciplinar das Obras Sociais Irmã Dulce e de profissionais voluntários de outras cidades e instituições. Com faixa etária entre 5 e 12 anos, os estudantes realizaram exames específicos de oftalmopediatria, além de testes de estrabismo, medida de grau, avaliação do fundo de olho através da fundoscopia e mapeamento de retina.
“Finalizamos a entrega dos óculos para as crianças atendidas pelas Obras Sociais Irmã Dulce. Mais uma ação do Conselho Brasileiro de Oftalmologia. A gente vê crianças e famílias felizes, capazes de enxergar melhor na escola, enxergar melhor a vida e participar da sociedade”, ressaltou Wilma Lelis Barbosa, presidente do CBO.