Santuário e legado da primeira santa do Brasil estão entre os destaques da ExpoCatólica 2024
A vida e obra de Santa Dulce dos Pobres dos Pobres, religiosa canonizada em 2019 e que se tornou a primeira santa brasileira, estão entre os destaques da 17ª edição da ExpoCatólica, maior feira de produtos e serviços voltados para o segmento no Brasil e na América Latina. Com o tema “Novos caminhos, o mesmo propósito: Evangelizar”, o evento acontece de 4 a 7 de julho (quinta a domingo), no PRO MAGNO – Centro de Eventos, em São Paulo (SP), trazendo como novidade este ano uma homenagem aos santuários do país e do exterior. Entre os destinos homenageados, está o Santuário Santa Dulce dos Pobres, localizado em Salvador, ao lado da sede das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) - instituição fundada pela freira baiana a partir de um simples galinheiro, e que acolhe hoje mais de 3 milhões de pessoas na Bahia.
Um dos grandes atrativos hoje no turismo religioso no país, a igreja dedicada à primeira santa brasileira recebe atualmente cerca de 50 mil visitantes por mês, entre brasileiros e turistas oriundos de países como Alemanha, França, Itália, Áustria, Espanha e Inglaterra. É também no Santuário da capital baiana que está depositada a Relíquia de Santa Dulce, em um espaço chamado Capela das Relíquias. O interior da igreja dá ainda acesso à Sala dos Milagres, local que reúne milhares de relatos de graças alcançadas atribuídas à intercessão de Santa Dulce dos Pobres. Também integra o complexo o Memorial Irmã Dulce (MID), uma exposição permanente sobre o impressionante legado de amor e serviço da Mãe dos Pobres, a exemplo de sua obra, que abriga hoje um dos maiores complexos de saúde do país com atendimento 100% gratuito.
Durante a passagem pelo Santuário Santa Dulce dos Pobres, o visitante tem ainda a chance de experimentar as delícias do Dulce Café, adquirir artigos religiosos da Loja Irmã Dulce e produtos da panificação na loja Dulce Sabor. Toda a comercialização é revertida para a manutenção do trabalho social da OSID, instituição que acolhe pacientes oncológicos, idosos, pessoas com deficiência e com deformidades craniofaciais, pessoas em situação de rua, usuários de substâncias psicoativas e crianças e adolescentes em risco social, entre outros públicos.
Atrações - O Santuário Santa Dulce dos Pobres marcará presença no estande promovido pela Secretaria de Turismo do Governo do Estado da Bahia (SETUR), juntamente com outros quatro santuários baianos: Nosso Senhor do Bonfim; Nosso Senhor Bom Jesus da Lapa; Nossa Senhora da Conceição e Nossa Senhora das Candeias. O setor de turismo religioso movimenta mais de R$ 4 bilhões por ano na Bahia, segundo dados do Ministério do Turismo. A OSID também estará com um estande da sua operadora de turismo oficial, a Dulce Tour, com a presença da equipe do Turismo Religioso oferecendo roteiros que possibilitam mergulhar na vida e na obra da Mãe dos Pobres.
Um desses roteiros é o “Espaços de Santa Dulce dos Pobres”, que mostra alguns dos principais locais frequentados pela freira baiana enquanto trilhava seu caminho de amor e serviço. No espaço, os visitantes ainda vão encontrar vídeos sobre a história do Anjo Bom. A imagem peregrina da Santa e uma Relíquia de 1º grau (termo utilizado para designar o corpo ou parte do corpo dos beatos ou santos) estarão presentes, além de um genuflexório para orações. O Miraculado Mauricio Moreira, que voltou a enxergar após pedir a intercessão de Santa Dulce dos Pobres, estará no estande da Dulce Tour durante todos os dias do evento.
Serviço:
ExpoCatótlica 2024
Local: Pro Magno Centro de Eventos, Av. Profa. Ida Kolb, 513 - Casa Verde, São Paulo - SP
Estande Dulce Tour - Rua 15 (Santuário de Santa Rita de Cássia / RN)
Estande SETUR BA - Rua 4 (Santuário Santa Dulce dos Pobres dos Pobres / BA)
De Quinta a Sábado: 10h às 19h
Domingo: 10h às 17h
A entrada é gratuita, com inscrições feitas no local ou pelo site https://expocatolica.com.br