OSID recebe doação de computadores voltada ao atendimento a pessoas com deficiência
As Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) receberam a doação de oito computadores da Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (Sempre). A entrega foi realizada na última terça-feira (30) pelo secretário da Sempre, Júnior Magalhães, no setor de doações da OSID, no Complexo de Roma, em Salvador, e contou com a presença da superintendente da OSID, Maria Rita Pontes e do assessor corporativo, Sergio Lopes.
Os equipamentos serão encaminhados para o Centro Especializado em Reabilitação - CER IV Irmã Dulce, que funciona em Patamares. Funcionando com 20 consultórios, o CER IV oferece gratuitamente atendimento a 1.800 pacientes com deficiência e realiza em torno de 9 mil procedimentos por mês. A unidade oferece serviços especializados em reabilitação nas temáticas auditiva, física, intelectual e visual, e acolhe pacientes de todas as idades, oferecendo acompanhamento com uma equipe multiprofissional, formada por médicos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, musicoterapeuta, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, pedagogos e educador físico. “Eu tenho certeza de que essa iniciativa vai melhorar ainda mais o atendimento das pessoas que são acolhidas pelo centro”, afirma Maria Rita.
"A doação dos computadores vai ajudar muito no trabalho do CER IV. A gente tem que lembrar à sociedade da importância das Obras Sociais; dos milagres diários que acontecem nessa instituição; do atendimento a milhares de pessoas por ano e que precisa de fato do apoio de toda a sociedade”, frisou o secretário da Sempre, Júnior Magalhães. A iniciativa, coordenada pela Sempre, irá beneficiar também outras Organizações da Sociedade Civil (OSC’s) voltadas para o atendimento a pessoas com deficiência por meio do projeto de estruturação da rede de serviços de proteção especial. Os recursos são provenientes do Fundo Municipal de Assistência Social (FMAS/Sempre) e os equipamentos são repassados para entidades com cadastro ativo no Conselho Municipal de Assistência Social (CMASS), conforme resoluções do Colegiado.
De acordo com Maria Rita Pontes, a Sempre tem apoiado a OSID em diversas atividades da instituição. “Participamos do Fundo Municipal do Idoso com projetos voltados aos idosos acolhidos pelo Centro Geriátrico da OSID e com projetos voltados às crianças e adolescentes do centro de reabilitação. Cada vez mais a gente se entusiasma com esse apoio e vamos fazer de tudo para ter sempre novos projetos”, pontuou a superintendente. “São parcerias que nós fazemos com muito carinho e muita atenção porque a gente reconhece o papel e a importância das obras na vida da população baiana”, avaliou o secretário.