OSID é selecionada para projeto nacional de boas práticas para o controle de infecção hospitalar
As Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), por meio do Serviço de Controle de Infecção Relacionada a Assistência à Saúde (SCIRAS), foram selecionadas para participar do projeto “Saúde em Nossas Mãos – atitudes que salvam vidas”, iniciativa do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde, o PROADI-SUS, do Ministério da Saúde. Focado na implementação de diretrizes para reduzir infecções por meio de medidas de segurança do paciente nas instituições públicas de saúde, o projeto busca diminuir as três principais Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS), comumente adquiridas durante o processo de cuidado hospitalar: infecções de pulmão associadas à ventilação mecânica; infecções de trato urinário associado ao catéter; e infecção primária de corrente sanguínea associada a acessos vasculares.
Ao todo, 300 hospitais distribuídos em 27 unidades federativas foram selecionados pelo edital do PROADI para o próximo triênio do projeto (2024-2026). Para participar da iniciativa, o hospital deve corresponder aos seguintes critérios de seleção do Ministério da Saúde: ser hospital público ou filantrópico; ter no mínimo 100 leitos ativos; possuir no mínimo 10 leitos de UTI adulto ou pediátrico; ter uma equipe dedicada ao projeto, que deseja implantar as práticas seguras e prevenção de infeções em suas UTIs; ter apoio institucional para se candidatar. “Essa consultoria vai ajudar a aprimorar ainda mais as boas práticas já adotadas pelo SCIRAS no atendimento aos pacientes, como a conscientização para a higienização das mãos no ambiente hospitalar, no intuito de prevenir a incidência de infecções e reduzir alguns indicadores em relação à infecção hospitalar”, afirma o médico infectologista e líder do SCIRAS, Gustavo Mustafa.
O projeto “Saúde em Nossas Mãos – atitudes que salvam vidas” nasceu em 2018 e é executado de forma conjunta e colaborativa entre os seis hospitais integrantes do PROADI-SUS: Hospital Alemão Oswaldo Cruz; Beneficência Portuguesa de São Paulo; HCor Associação Beneficente Síria; Hospital Israelita Albert Einstein; Hospital Moinhos de Vento e Hospital Sírio-Libanês, com apoio do Institute for Healthcare Improvement (IHI), organização internacional sem fins lucrativos especializada em projetos focados em segurança do paciente. A OSID foi selecionada para o próximo triênio do projeto (2024-2026) e contará com o apoio do Hospital Sírio Libanês.
Na última terça-feira, 20 de agosto, profissionais de saúde da OSID participaram do primeiro encontro para o início das atividades do próximo triênio. A reunião, que aconteceu de forma híbrida, foi realizada no auditório do Centro de Ensino e Pesquisa Professor Adib Janete (CEPPAJ) e contou com a participação, de forma virtual, de representantes dos Hospitais integrantes do PROADI-SUS. Durante o encontro, foram apresentados aspectos do projeto, como metodologia, cronograma geral das atividades (encontros, sessões de aprendizado, treinamentos e visitas técnicas), metas e os resultados alcançados. O “Saúde em Nossas Mãos” tem o objetivo de reduzir em até 50% as taxas de infecções hospitalares nos próximos três anos. Durante os últimos dois triênios (2018-2020 e 2021-2023), a iniciativa foi responsável por salvar mais de 5.504 vidas e evitar 15.077 novas infecções.