Obras Sociais Irmã Dulce apresentam as novas logomarcas da instituição
As Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) apresentaram, na manhã desta segunda-feira (6), na sede da entidade em Salvador, as novas logomarcas da instituição fundada por Santa Dulce dos Pobres. Criadas pela agência de marketing Actfly, as marcas que passam a compor a identidade visual da OSID buscam traduzir a missão e os valores de Santa Dulce com base em sua fé e na obra de amor em benefício das populações menos favorecidas. A proposta de reposicionamento de imagem da instituição surgiu a partir da Canonização de Irmã Dulce, em 2019, quando a religiosa baiana fundadora das Obras Sociais foi proclamada santa pela Igreja Católica.
Constituem a nova imagem da OSID, sete marcas que identificam as Obras Sociais Irmã Dulce, Santuário Santa Dulce dos Pobres, Loja Santa Dulce, Dulce Café, Memorial Santa Dulce dos Pobres, Dulce Sabor e Medalha Santa Dulce. A criação da logomarca tem em seu cerne a figura de Santa Dulce, envolta por raios luminosos que retratam sua santidade. Compõem ainda a imagem sete estrelas simbolizando os sete dons do Espírito Santo: Sabedoria, Entendimento, Conselho, Ciência, Piedade, Fortaleza e Temor de Deus. A representação gráfica dos símbolos abarca três cores: o azul e o branco, com toda a representatividade em torno da imagem do Anjo Bom; e o amarelo, que remete à natureza de transcendência de Santa Dulce, que passou a viver na eternidade.
O processo de criação em torno das novas marcas foi fruto de uma longa jornada, como ressalta Claudio Sampaio, CEO da Actfly: “Mergulhar no universo tão amplo e transformador da primeira santa brasileira, sempre conectado com a realidade do presente e do futuro, para trabalhar uma imagem que pudesse expressar seu legado de uma forma objetiva e simples, foi muito desafiante. Representar essa história exigiu não apenas uma narrativa singular, mas também uma estética gráfica única. Trabalhamos juntos com a OSID, refletimos e avaliamos cada detalhe”.
Para Márcio Didier, gestor do Complexo Santuário Santa Dulce dos Pobres, “as novas marcas têm potencial para um amplo diálogo com a sociedade – com o público das Obras, que passa a entender que se trata de uma santa, mas que é a mesma Irmã Dulce que estava ali, sempre presente; e com o público da Igreja com referência direta à imagem da primeira santa brasileira”. Considerando a leveza do projeto, o assessor corporativo da OSID, Sérgio Lopes, aposta em uma “comunicação mais fluida das novas marcas com o público da instituição, contribuindo ainda para organizar a aplicação de sua identidade visual nas suas diversas áreas de atuação”. Segundo explica, internamente, “o processo de substituição das marcas será gradual e se estenderá ao longo do ano de 2024”.
Sócio-Protetor – Durante o evento de apresentação das novas logomarcas, houve ainda o lançamento da nova campanha do Sócio-Protetor. Considerado uma das mais importantes fontes de recursos da OSID para a manutenção do legado de amor e serviço do Anjo Bom do Brasil, o Sócio-Protetor lança sua mais nova campanha em novembro, mês em que se celebra o Dia de Doar, maior movimento mundial de estímulo à doação. Com o tema “Faça-se Presente”, a iniciativa visa sensibilizar as pessoas para o apoio às Obras Sociais, tomando como exemplo a trajetória da Mãe dos Pobres, que estendeu suas mãos aos mais necessitados. Qualquer pessoa, física ou jurídica, pode se tornar um Sócio-Protetor, passando a contribuir mensalmente com as Obras Sociais Irmã Dulce, com valores a partir de R$ 10, através de boleto bancário, débito em conta, PIX, cartão de crédito ou conta de energia. Para se cadastrar, basta acessar o site doe.irmadulce.org.br ou ligar para a Central de Relacionamento com o Doador, no telefone (71) 3316-8899, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h30.