No Dia Mundial do Doador de Sangue, Obras Sociais Irmã Dulce alertam para crise nos estoques de bolsas no período de São João
Entre as campanhas dedicadas aos cuidados com a saúde, o Junho Vermelho é o período do ano que destaca a importância da doação de sangue. Ao mesmo tempo, alerta para a necessidade de reforço nos estoques de bolsas de sangue com a chegada dos festejos juninos. No Dia Mundial do Doador de Sangue, comemorado nesta sexta-feira (14), as Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), por meio da Unidade de Coleta e Transfusão (UCT), alertam para a situação crítica dos estoques de bolsas e convidam a população a fortalecer a corrente de solidariedade.
Férias escolares, viagens em família, o consumo de bebidas alcoólicas em festas e a maior incidência de infecções respiratórias devido às temperaturas mais baixas do inverno são algumas das razões para a diminuição de doações de sangue nesse período do ano. A situação de baixa nos estoques se agrava com o aumento das ocorrências de acidentes de trânsito e queimaduras causadas por fogos de artifício, que tornam a demanda por bolsas de sangue ainda maior nesse momento de festejos de São João.
“Além disso, há a demanda diária para tratamento de pacientes do complexo hospitalar das Obras Sociais Irmã Dulce, assim como de outras unidades de saúde ao redor do estado, a exemplo de pacientes com anemia grave, em tratamento com quimioterapia e pacientes internados nas UTIs com doenças graves e crônicas. O São João é um período de alegria, mas também de reforçarmos a importância da doação”, explica a líder da Unidade de Coleta e Transfusão da OSID, Jusileide Lima.
Com o intuito de incentivar os colaboradores e familiares de pacientes assistidos pela instituição de Santa Dulce dos Pobres, diversas campanhas têm sido realizadas ao longo do mês. “Promovemos palestras, mutirões e incluímos essa mensagem nas comemorações juninas através do Arraiá da Conscientização e o Arraiá da Fisioterapia. Doar sangue é um ato de amor e não há nada melhor do que aproveitar o São João com a consciência de que ajudou a salvar vidas”, afirma Jusileide.
Critérios para doação – Para doar sangue é necessário estar em boas condições de saúde, pesar mais de 50kg e ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até os 60 anos - menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal. No dia da doação, o candidato precisa estar descansado, bem alimentado, não ter consumido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores e nem ter fumado pelo menos duas horas antes. Além disso, é recomendado ao voluntário que evite alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem o procedimento.
Para realizar a doação de sangue, basta comparecer ao Banco de Sangue das Obras Sociais Irmã Dulce, localizado na Avenida Dendezeiros do Bonfim, no Bonfim, em Salvador, portando documento oficial com foto. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 7h10 às 11h30 e das 13h às 16h.