Inaugurado nesta sexta-feira, Hospital Municipal do Homem será administrado pelas Obras Sociais Irmã Dulce
Foi inaugurado na manhã desta sexta-feira (05) o novo Hospital Municipal do Homem (HMH), unidade de saúde vinculada à Prefeitura de Salvador que será administrada pelas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID). Instalado no antigo Hospital da Sagrada Família, no bairro Mont Serrat, o complexo hospitalar será dedicado aos cuidados com a saúde do público masculino e conta com leitos de enfermaria, ambulatórios, salas cirúrgicas e Unidades de Terapia Intensiva para oferta de serviços de alta complexidade.
Ao todo, foram entregues 140 leitos clínico-cirúrgicos, sendo 10 destinados à UTI e 10 ao Hospital Dia. Iniciados os serviços, o HMH se torna referência em tratamentos urológicos e vasculares, com equipamentos de última geração que permitirão a realização de cirurgias de próstata e cálculos renais de forma menos invasiva, além de serviços de radiologia e radiologia intervencionista. A nova estrutura possui capacidade para 3.850 consultas mensais.
“Esse é um dia de muita alegria para todos nós, principalmente para as pessoas que serão atendidas aqui nesse hospital, que já é uma tradição em Salvador e que agora passa a prestar um relevante serviço à população masculina”, afirmou a superintendente da OSID, Maria Rita Pontes, durante a cerimônia de inauguração - evento que contou também com as presenças do prefeito de Salvador, Bruno Reis; da vice-prefeita Ana Paula Matos; do secretário de saúde, Alexandre Reis, entre outras autoridades; além de profissionais e religiosos das Obras Sociais Irmã Dulce.
“O novo Hospital do Homem com certeza vai cumprir seu propósito; em condições agora muito melhores, com apoio do poder público. Fizemos toda a adequação e vamos manter. E com certeza alcançaremos o maior objetivo, que é salvar milhares de vidas em nossa cidade”, afirmou o prefeito Bruno Reis. Durante a programação, foi inaugurada também na recepção da unidade um espaço em homenagem à beata Maria Clara do Menino Jesus que, assim como Santa Dulce dos Pobres, dedicou a vida aos mais necessitados.
As Obras Sociais Irmã Dulce – As Obras Sociais Irmã Dulce abrigam hoje um dos maiores complexos de saúde com atendimento 100% gratuito do país. Entre os públicos atendidos pela instituição, estão pacientes oncológicos, idosos, pessoas com deficiência e com deformidades craniofaciais, crianças e adolescentes em situação de risco social, dependentes de substâncias psicoativas, pessoas em situação de rua e demais usuários do Sistema Único de Saúde.
A organização fundada por Santa Dulce dos Pobres conta com um perfil de serviços único no Brasil, prestando assistência à população de baixa renda nas áreas da Saúde, Assistência Social, Pesquisa Científica, Ensino em Saúde e Educação. Mais de 3 milhões de pessoas são acolhidas anualmente pela entidade na Bahia.