II Simpósio de Psicologia Hospitalar e da Saúde discute relação entre a prática profissional e o Dulcismo neste sábado
As potencialidades que entrelaçam o amor e a ciência serão temas do II Simpósio de Psicologia Hospitalar e da Saúde, das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), neste sábado (14). O evento acontecerá no Auditório do Centro de Ensino e Pesquisa Professor Adib Jatene (CEPPAJ), na sede da instituição, das 07h30 às 17h, e tem o objetivo de compartilhar experiências e promover o debate sobre a prática do atendimento psicológico, relacionando-a aos valores propagados pelo Dulcismo. Com inscrições esgotadas, o evento é destinado a estudantes de Psicologia e profissionais da área.
Reunindo palestras, mesas redondas, apresentações musicais e momentos de socialização, a programação do Simpósio traz uma série de debates sobre a atuação dos profissionais da Psicologia nos núcleos de atendimento da instituição, a exemplo do Centro de Acolhimento e Tratamento de Alcoolistas (CATA); o Centro Especializado em Reabilitação (CER IV) e o Centro Geriátrico e Gerontológico Júlia Magalhães (CGGJM). Nesta segunda edição, o evento também contará com a presença dos usuários dos serviços, que compartilharão as suas próprias experiências.
De acordo com a supervisora técnica de Psicologia da OSID, Larissa Medeiros de Lima, ressaltar a potência entre a ciência e o amor é aplicar o jeito Dulce de ser, pensar e agir. “A prática profissional não é meramente baseada naquilo que é científico, ela anda de mãos dadas com a humanidade, o amor e a sensibilidade. Por isso, o objetivo da edição deste ano é discutir, também, o papel da espiritualidade, da escuta respeitosa, dos gestos diários e da empatia que envolvem o cuidado com os pacientes, aspectos muito presentes nos valores do Dulcismo”, explica. Atualmente, as Obras Sociais contam com 25 psicólogos, que atendem em diferentes núcleos da entidade.
Confira a programação completa:
07h30 - 8h: Credenciamento dos participantes
08h10 - 08h20: Abertura do Simpósio
08h25 – 08h50: Dulcismo - o legado da Santa
09h – 10h20: Mesa Redonda “Espiritualidade e adoecimento - quando a fé continua presente”
10h20 – 10h40: Coffee Break
10h40 – 12h: Mesa Redonda “SUS: A Última Porta”
12h – 13h: Almoço
13h – 13h20: Atração musical com os Usuários do Centro de Acolhimento e Tratamento de Alcoolistas (CATA)
13h30 - 14h10: CATA (Ressignificando histórias)
14h20 – 15h: Centro Especializado de Reabilitação (FloresCER: plantando amor à diversidade)
15h10 – 15h30: Coffee Break
15h40 – 16h20: Psicologia e as velhices na casa da “véa” (Centro Geriátrico e Gerontológico Júlia Magalhães)
16h30 – 17h: Fechamento do Simpósio