Esporte, solidariedade e fé: corrida em homenagem ao Dia das Mães beneficia Obras Sociais Irmã Dulce
No domingo (13), em plena celebração pelo Dia das Mães, as ruas da Cidade Baixa, em Salvador, se encheram de esporte, solidariedade e fé em prol da Mãe dos Pobres. Promovida pela empresa Vou Eventos, a Corrida das Mães reuniu mais de quatro mil participantes em uma emocionante ação em benefício das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID). A renda total obtida com as inscrições da prova, no valor de R$ 30 mil, foi revertida à instituição da primeira santa brasileira.
Com percursos de 5 e 10 km, entre a Igreja da Conceição da Praia e a Igreja do Bonfim, o evento esportivo foi uma grande oportunidade para amantes da corrida de rua colaborarem com o trabalho do Anjo Bom do Brasil. “Muito linda a iniciativa dessa homenagem à Mãe dos Pobres, exatamente no mês em que comemoramos 65 anos de existência da OSID; no mês do aniversário de nascimento de Santa Dulce; no mês de Maria, Nossa Senhora. Gratidão a todos que participaram dessa corrida; a todos que carregaram no coração a força e a fé de Santa Dulce”, declarou a superintendente das Obras Sociais, Maria Rita Pontes, que participou também da solenidade de premiação dos primeiros colocados.
Para o organizador do evento, o empresário Nenel Rebouças, a iniciativa de unir esporte com ação social para homenagear as mães é a realização de um grande sonho. “Após realizar a Corrida da Mulher, que sensibilizou a todos nós, a gente entendeu que tinha que homenagear as mulheres ainda mais. Veio assim a ideia da Corrida das Mães. E não tem como falar em mãe na Bahia e não pensar em Irmã Dulce, a mãe de todas. Portanto, foi um grande sonho realizar essa corrida e ajudar uma instituição que acolhe tantos na nossa Bahia”.
Além do total arrecadado com as inscrições, a corrida resultou também na arrecadação de três toneladas de alimentos não perecíveis, doados pelos participantes. Em março, a OSID já havia sido beneficiada com a doação de 700kg de gêneros alimentícios não perecíveis arrecados na Corrida da Mulher, prova também realizada pela Vou Eventos. “As doações são fundamentais, pois estamos falando de uma instituição que abriga um dos maiores complexos de saúde do Brasil com atendimento 100% gratuito. Como dizia Santa Dulce: ‘Quando cada um faz um pouco, um pouco de muito se soma’”, ressaltou Maria Rita.
A assistente administrativa Margarete de Oliveira, que sempre participa de corridas, revela que se sentiu ainda mais motivada em se inscrever na Corrida das Mães. “Quando eu soube que era para ajudar as Obras Sociais Irmã Dulce, eu decidi participar; e por ser mãe, eu também quis me homenagear”, afirmou a corredora. Para a trabalhadora autônoma Silvana Souza, participar da corrida foi uma forma de cuidar da saúde e de retribuir o acolhimento já recebido na OSID. “O trabalho das Obras Sociais é excelente e ajuda muitas pessoas, como eu por exemplo, que passei por uma cirurgia na instituição”. A Corrida das Mães contou com o apoio da Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (SEMPRE), da Prefeitura Municipal de Salvador, Embasa, Superintendência de Fomento ao Turismo (Sufotur) e Governo da Bahia.