Contadores DuBem: OSID e Conselho Regional de Contabilidade da Bahia confirmam próximas edições do projeto
A mesa redonda “O papel da Contabilidade na Captação de Recursos, Gestão e Transparência das Organizações da Sociedade Civil (OSCs)” deu o pontapé inicial do projeto Contadores DuBem. A parceria foi firmada no último dia 8 de junho, no Teatro Sesc Casa do Comércio, entre o Conselho Regional de Contabilidade da Bahia (CRCBA) e as Obras Sociais Irmã Dulce (OSID). O evento, que terá continuidade em novas edições, reuniu profissionais de contabilidade e representantes de entidades do terceiro setor que tiveram a oportunidade de trocar conhecimentos sobre como os profissionais da área contábil podem colaborar com a captação de recursos, gestão e transparência junto às instituições sociais.
A parceria se dará por meio da capacitação da categoria, levando para dentro dos escritórios de contabilidade o conhecimento e as ações necessárias para estimular campanhas e doações de pessoas físicas e jurídicas, como explica a gestora de Captação de Recursos da OSID, Fagna Freitas. “A gente precisa caminhar juntos para, a partir de então, capacitar os três lados: o gestor do terceiro setor, o contador do terceiro setor, e o próprio conselho para habilitar os contadores das empresas. Nós vamos fazer a segunda edição do Contadores DuBem no ano que vem com o intuito de trazer cada vez mais para perto esse nicho de contadores”.
Para o presidente do CRCBA, Sérvio Túlio dos Santos, a ideia da parceria é conhecer mais de perto a realidade da OSID e de outras instituições sociais, possibilitando a identificação de problemas, a busca por soluções e a oferta de suporte junto a essas entidades. “É fundamental desenvolver e trazer capacitação para o profissional para que as instituições possam trazer retorno para a sociedade, como as Obras Sociais Irmã Dulce já trazem, por exemplo”, explica.
Também participante da mesa, a coordenadora adjunta da Comissão de Contabilidade Aplicada ao Terceiro Setor, do CRCBA, Luciana Simões acredita que o principal desafio para a melhora da atuação do profissional de contabilidade nesse segmento “seja especialmente a atualização em relação às leis de incentivo fiscal e às normas brasileiras de contabilidade para o terceiro setor”.
Durante a primeira edição do Contadores DuBem, o púbico pode esclarecer também os aspectos relacionados ao Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC) e a importância das empresas em apoiar ações de responsabilidade social, discussão trazida pelo contador e consultor especialista do terceiro setor, e também conselheiro da Associação Brasileira de Captação de Recursos, Nailton Cazumbá. “Foi muito interessante trazer esses pontos, discutir e incentivar profissionais da contabilidade a atuarem no terceiro setor. É muito importante que as empresas continuem apoiando as entidades sem fins lucrativos, porque elas fazem a doação e recebem de volta o reconhecimento e o marketing social”, destaca.
Para a coordenadora do curso de Ciências Contábeis da Fundação Visconde de Cairu e sócia-contadora da Elo Contabilidade, Ana Gabriela Santana Moura, eventos como o Contadores DuBem servem para auxiliar profissionais que atuam em diversas áreas, em especial, a área contábil. “Principalmente em relação a um posicionamento mais claro diante das empresas do lucro real, que podem realmente ajudar as entidades do terceiro setor; e em relação a própria contabilidade de segmento”, frisou. A primeira edição do evento contou com o apoio da Fecomercio, que cedeu o Teatro SESC da Casa do Comércio, e da Uranos 2, pelo apoio com a comunicação visual.