Avanços no atendimento marcam passagem da OSID pelo Hospital Metropolitano
Após 10 meses de uma frutífera parceria, foi encerrada na última sexta-feira (30) a gestão das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) no Hospital Metropolitano, localizado na cidade de Lauro de Freitas. Em um período marcado por avanços, o Hospital Metropolitano alcançou resultados significativos no atendimento prestado, fortalecendo sua posição como referência em saúde e bem-estar junto à comunidade, principalmente nos municípios que compõem a Região Metropolitana de Salvador.
Entre os resultados conquistados de 16 de agosto de 2022 a 30 de junho de 2023, período sob gestão da OSID, a unidade hospitalar contabilizou aproximadamente 473 mil procedimentos ambulatoriais, 8 mil internamentos e 6,3 mil cirurgias, sempre conduzidos pelo olhar do Amar e Servir semeado pela instituição fundada por Santa Dulce dos Pobres. Também foram realizados dois mutirões de cirurgia geral e um mutirão de cirurgia bariátrica. “Além disso, o Hospital Metropolitano desempenhou um papel fundamental no processo de doação de órgãos, onde foram realizadas quatro captações de córneas e três captações de múltiplos órgãos, contribuindo assim para salvar vidas e difundir a esperança da cura”, destaca o líder geral do Hospital Metropolitano, Luís Moura.
A taxa média de ocupação do Hospital Metropolitano manteve-se em impressionantes 105,91%, ressaltando o papel essencial que desempenha na atenção à saúde da comunidade local. “Isso é um testemunho da confiança depositada pelos pacientes e seus familiares no hospital, bem como da dedicação da equipe de profissionais altamente qualificados e comprometidos. De fato, concluímos esse período de gestão com a sensação de dever cumprido; de que a semente do Amar e Servir foi plantada no Hospital Metropolitano”.
Luís também ressalta o esforço e o empenho da equipe em restaurar um hospital altamente complexo em um período extremamente curto: “Tivemos que contratar mais de 1.000 colaboradores diretos e 250 indiretos; organizar infraestruturas; adquirir insumos e contratar serviços essenciais em apenas 15 dias. E toda essa mobilização foi recompensada com o atendimento de qualidade prestado à população. Agradecemos a todos os profissionais de saúde envolvidos e às autoridades locais pelo apoio durante esse período”.