Amor que gera amor: OSID recebe visita de sócios-protetores para celebrar 30 anos do programa
As Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) receberam, na manhã da quarta-feira (17), a visita de um grupo de nove representantes do programa Sócio-Protetor, que foram convidados a conhecer de perto a obra de amor do Anjo Bom do Brasil e ver na prática como as doações mensais vêm colaborando para materializar projetos importantes. A recepção aos sócios-protetores, seguida de visita pela instituição fundada pela Mãe dos Pobres, integra as ações em homenagem aos 30 anos do programa, a exemplo do Café com a Superintendente, realizado em março deste ano, que reuniu 20 entre os mais antigos sócios que contribuem com uma doação mensal para a manutenção do legado de amor de Santa Dulce dos Pobres.
Durante a visitação, o grupo conferiu locais e conheceu histórias marcantes da vida e obra da primeira santa brasileira, começando pelo antigo galinheiro, onde Irmã Dulce acolheu os primeiros doentes resgatados das ruas, dando início à formação de uma das mais importantes instituições sociais do país. Acompanhados pela líder de Captação de Recursos Pessoa Física, Bruna Ventre, e por profissionais da Central de Relacionamento com o Doador, os sócios-protetores conheceram também as instalações do Centro de Acolhimento à Pessoa com Deficiência João Paulo II (CAPD), que presta assistência integral a pessoas com múltiplas deficiências. Recebidos pela coordenadora do Centro, Licínia Lourdes D´lyrio, eles ficaram sabendo um pouco sobre a história do núcleo e puderam conhecer de perto o trabalho desenvolvido pelos cuidadores e profissionais de Serviço Social voltados aos 69 internos.
Sócia-protetora há três anos, Tatiana de Andrade conta que visitar as Obras Sociais Irmã Dulce fortaleceu ainda mais sua vontade de continuar doando. “O que me chamou mais a atenção foi ver como as pessoas são bem cuidadas e ver que elas vivem felizes aqui”, declara. Para a sócia-protetora Alene Bastos Paim, visitar as Obras é um presente oferecido pela instituição. Ela conta que seu vínculo com Santa Dulce começou há pouco mais de um ano por causa de uma promessa feita a Santo Antônio. “Ele me deu a graça e pela promessa eu deveria destinar uma doação a alguma instituição que tivesse o nome dele. Foi aí que eu busquei o Hospital Santo Antônio, da OSID, e realizei a minha doação como sócia-protetora”, declara.
A manhã de profunda imersão na trajetória de amor e serviço do Anjo Bom contou ainda com visita ao espaço provisório do Memorial Irmã Dulce e ao Santuário Santa Dulce dos Pobres. A líder de Captação de Recursos Pessoa Física, Bruna Ventre, destaca que a iniciativa de promover a visitação é uma maneira de retribuir para os sócios-protetores a doação que eles fazem. “Trazê-los para dentro da instituição é também uma forma de agradecer, além de incentivar que eles vejam de perto o trabalho dos Obras Sociais e multiplicar as doações para outras pessoas”, ressalta. As datas das próximas visitações ainda serão definidas.
O Programa Sócio-Protetor já conta com mais de 20 mil participantes, no Brasil e no exterior, que contribuem com uma doação mensal para a manutenção do legado da Mãe dos Pobres. Para se cadastrar, basta acessar o site doe.irmadulce.org.br ou ligar para a Central de Relacionamento com o Doador, no telefone (71) 3316-8899, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h30.