Aberta a festa em homenagem a Santa Dulce dos Pobres
Com a presença de centenas de fiéis e admiradores da vida e obra de Santa Dulce dos Pobres, foi aberta nesta quinta-feira (1º), em Salvador, a programação festiva em honra da primeira santa brasileira. A Missa Solene, celebrada às 8h30, no Santuário Santa Dulce dos Pobres (Largo de Roma), por frei Jorge Rocha, seguida pelo hasteamento da Bandeira da Festa, marcou a abertura desta edição. Além das cerimônias religiosas das 7h, 8h30, 12h e 16h, o primeiro dia de festa reuniu os fiéis também para dar início à Trezena Solene, as 18h, no Santuário. Já na Praça Irmã Dulce (Largo de Roma), onde se concentram as atividades culturais e de serviços, além da Quermesse com a comercialização de diversos produtos, a agenda de shows já começou com apresentações da cantora Ramayana e da banda de música católica Ministério Ignis.
A primeira noite da trezena solene foi marcada pela emoção. Em clima de muita fé e devoção, o Santuário Santa Dulce dos Pobres ficou à luz de velas erguidas nas mãos de devotos e fiéis, para acolher a imagem de Nossa Senhora das Candeias. “Santa Dulce também era devota de Nossa Senhora das Candeias. Para nós é um dia de muita alegria na abertura da nossa festa, acolher a imagem da Mãe de Jesus, que também é Nossa Mãe e Mãe de Santa Dulce”, destaca frei Ícaro Rocha, reitor do Santuário do Anjo Bom, responsável pela abertura das celebrações. A homilia foi conduzida pelo frei Thiago Noronha, reitor do Santuário Nossa Senhora das Candeias. Para a devota Andréa Paula dos Reis, participar da festa de Santa Dulce é um momento para renovar os agradecimentos pelas graças alcançadas. “Orar para Santa Dulce é dizer que confiamos na intercessão dela a cada dia, e essa Trezena reforça ainda mais a nossa fé na nossa intercessora”, declara.
Após a missa, os fiéis e devotos passaram pela Quermesse montada na praça Irmã Dulce, onde puderam aproveitar as barraquinhas com diversos produtos, como artesanatos e artigos religiosos, além de comidas. A noite foi embalada pelo som da banda Ministério Ignis, com canções de louvor de adoração. A programação musical do primeiro dia da festa contou ainda com o show da cantora Ramayana, que animou o público na praça no período da tarde. As atividades comemorativas continuam nos próximos dias com missas e trezena solenes, quermesse e apresentações musicais com grandes nomes da música religiosa brasileira, como Padre Fábio de Melo, Eliana Ribeiro e Padre Antônio Maria. As celebrações seguem até dia 13. A programação completa pode ser conferida no site da Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) www.irmadulce.org.br