1º Simpósio de Serviço Social da OSID será realizado neste sábado
As Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) promovem neste sábado, dia 15 de junho, seu 1° Simpósio do Serviço Social. Com o tema “As interfaces nas áreas de atuação”, o evento será realizado das 7h30 às 17h, no auditório do CEPPAJ (Centro de Ensino e Pesquisa Professor Adib Jatene), na sede da OSID. O objetivo principal do encontro é compartilhar as experiências vivenciadas e o saber profissional da equipe de assistentes sociais das Obras Sociais Irmã Dulce. Com inscrições esgotadas, o evento tem como público-alvo estudantes de Serviço Social e profissionais formados na área. Confira a programação completa no card que acompanha esta matéria.
Coordenadora do evento, a supervisora técnica de Serviço Social e assistente social da OSID, Taiana Aleluia, ressalta que a iniciativa do simpósio vai dar visibilidade ao exercício profissional diante dos diferentes espaços de atuação na área hospitalar. “Além de contribuir nesse direcionamento para intervenção clínica, nós fazemos a intervenção social desses pacientes junto à equipe multiprofissional e junto aos familiares. Então, nós estamos dentro desse processo de mediação entre o paciente, a família e a instituição”.
A programação traz uma série de debates sobre a atuação do Serviço Social nos núcleos de atendimento das Obras Sociais Irmã Dulce, como o CER IV – Centro Especializado em Reabilitação; CAPD – Centro de Atendimento à Pessoa com Deficiência; Centrinho – Centro de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais e CATA – Centro de Acolhimento e Tratamento de Alcoolistas. “Na instituição, passamos por todas as interfaces de atuação dentro do hospital, acolhendo pacientes em vulnerabilidade social, alcoolistas, pacientes em reabilitação, pessoas com deficiência, ou seja, o atendimento não fica limitado à área social”, explica Taiana. Ao todo, a OSID conta com 32 profissionais de Serviço Social, sendo sete atuando no CER IV e os demais 25 lotados nos núcleos do Complexo Roma.
Para a supervisora, fatores como o acolhimento com escuta qualificada, orientação sobre os benefícios sociais, seguindo as diretrizes do Código de Ética Profissional da categoria e do Código de Ética Institucional fazem parte do diferencial do profissional de Serviço Social da instituição fundada pela Mãe dos Pobres. “Nós temos uma missão e princípios de Irmã Dulce a seguir. Então, nós atendemos esse paciente com muita empatia, com muito cuidado, com muito respeito, levando em consideração a sua história e a sua autonomia enquanto pessoa. Nós buscamos promover esse conhecimento do Serviço Social das Obras Sociais Irmã Dulce e multiplicar o diferencial das nossas vivências na instituição. Estamos muito felizes com o interesse do público no simpósio”, afirma.