Icone coração Doações Icone coração Ouvidoria

Valber Carvalho lança segundo volume da biografia de Santa Dulce dos Pobres

13 de December de 2023

Com a presença de admiradores e devotos de Santa Dulce dos Pobres, o jornalista e escritor Valber Carvalho lançou nesta terça-feira (12), no Shopping Barra, o segundo volume da biografia que narra a trajetória heroica da primeira santa brasileira. A Última Porta – A Vida de Irmã Dulce - Parte 2 (Irmabem Editora, 776 páginas, R$130) foca no apostolado de amor da missionária baiana que dedicou sua vida aos mais necessitados e finaliza o projeto abraçado pelo autor em 2013.

A superintendente das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), Maria Rita Pontes, sobrinha da santa, também prestigiou o lançamento da segunda parte da biografia e falou sobre sua expectativa: “Se no primeiro livro Valber contextualiza o trabalho de Santa Dulce para fundar as Obras, neste ele aborda a vida dela, seu sofrimento e desafios, o crescimento das Obras, além das pessoas – tanto as que conheci e a apoiaram, como todas as outras descobertas pelo autor e que são também para mim uma grata surpresa. Ele extrapolou o que esperávamos. É um livro que será referência de pesquisa”, declarou.

 A imersão de Valber Carvalho na vida de Santa Dulce dos Pobres nos últimos 10 anos resultou na leitura de 13 mil documentos e 600 entrevistas. De acordo com Maria Rita, todo o material de pesquisa utilizado pelo escritor para a produção dos dois volumes da obra biográfica será doado ao Memorial Santa Dulce dos Pobres. O acolhimento desse conteúdo está previsto para a reabertura do equipamento, que passa por obra de requalificação até março de 2024.

Lançada três anos após o primeiro livro, A Última Porta – A Vida de Irmã Dulce - Parte 2 inicia sua narrativa em 1953 e se estende até a Canonização em 2019. Neste volume, o autor traz outras particularidades históricas da vida da religiosa baiana, com destaque para a passagem do Anjo Bom pelos Estados Unidos. Na Casa Branca, ela deixou um bilhete para o presidente John Kennedy agradecendo o leite enviado ao Brasil e distribuído diariamente para cinco mil crianças dos Alagados. Entre as 200 imagens da obra, muitas delas inéditas, o autor brinda os leitores com uma foto de Irmã Dulce num jantar-beneficente em Hollywood.

O biógrafo, que destinou gratuitamente 10% da edição de 10 mil exemplares para as Obras Sociais, estará no stand (Shopping Barra, piso L4 Leste) autografando livros até o dia 24/12, das 16h às 22h.

Valber Carvalho lança segundo volume da biografia de Santa Dulce dos Pobres