Icone coração Doações Icone coração Ouvidoria

Tríduo da Gratidão abre homenagens pelos cinco anos da Canonização de Santa Dulce

08 de October de 2024

Para celebrar os cinco anos da Canonização de Irmã Dulce, o Santuário Santa Dulce dos Pobres, localizado em Salvador (Avenida Bonfim), realizará de 09 a 11 de outubro o Tríduo da Gratidão. A programação, que reunirá devotos e demais admiradores da vida e obra do Anjo Bom, contará com missas às 16h, além de conferências, às 18h, sobre a trajetória de amor e serviço da Mãe dos Pobres. Já no dia 13 de outubro, data que marca as homenagens em lembrança à Canonização, serão realizadas duas Santas Missas, às 8h30 e às 16h.

Ainda no dia 13, após a cerimônia das 16h, será realizada uma procissão pelo Caminho da Fé, em direção à Basílica Senhor do Bonfim, caminho tantas vezes percorrido pela freira baiana. A programação completa pode ser conferida no texto abaixo e pelo Instagram @santuariosantadulce. “O Tríduo da Gratidão é uma celebração de Ação de Graças pelo dom da Canonização de Irmã Dulce e também um chamado para seguirmos o exemplo da Mãe dos Pobres e o seu legado”, destaca o reitor do Santuário, Frei Ícaro Rocha. Também como parte da programação religiosa, será celebrada uma missa em homenagem a Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, no dia 12, às 8h30, seguida de procissão.

Legado e devoção em expansão – De acordo com o Frei Ícaro Rocha, os últimos cinco anos, desde a histórica cerimônia de Canonização no Vaticano, vêm sendo marcados pelo crescimento na devoção à Santa Dulce dos Pobres pelo Brasil. Entre os exemplos, está o significativo aumento no número de visitantes ao Santuário dedicado à primeira santa brasileira. “Antes da Canonização, a igreja recebia cerca de 56 mil visitantes por ano. Atualmente, já são 600 mil visitas anuais”, ressalta o reitor. Destaque também para a presença hoje de 83 locais pelo país dedicados ao Anjo Bom, entre paróquias, igrejas e capelas.

Os últimos cinco anos foram pautados também pela expansão do atendimento prestado pelas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) - instituição fundada por Santa Dulce e que abriga hoje um dos maiores complexos de saúde do Brasil com atendimento 100% gratuito. Em 2018, a entidade realizava cerca de 3,5 milhões de procedimentos ambulatoriais por ano, volume que em 2023 alcançou a marca de 6,6 milhões de procedimentos. Mas para manter esse acolhimento à população, a instituição conta principalmente com as doações. Informações sobre como ajudar as Obras Sociais podem ser obtidas através do site doe.irmadulce.org.br, ou na Central de Relacionamento com o Doador, no telefone (71) 3316-8899, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h30.

Irmã Dulce, a freira baiana que dedicou sua vida aos mais necessitados, foi canonizada no dia 13 de outubro de 2019, passando a ser chamada Santa Dulce dos Pobres. Naquele domingo de céu azul, 50 mil pessoas (15 mil brasileiros) lotaram a Praça São Pedro, no Vaticano, para assistir à cerimônia presidida pelo Papa Francisco. O Anjo Bom tornou-se então a primeira santa brasileira da nossa época, tendo o dia 13 de agosto como sua Data Litúrgica. Sua canonização foi a terceira mais rápida da história (27 anos após seu falecimento), atrás apenas do Papa João Paulo II (9 anos após sua morte) e de Madre Teresa de Calcutá (19 anos após o falecimento da religiosa).

 

Programação no Santuário Santa Dulce dos Pobres

  ▪️Tríduo da Gratidão

9 de outubro:

- 16h: Santa Missa em ação de graças pelos 5 anos da Canonização

- 18h: Conferência sobre Santa Dulce dos Pobres

10 de outubro:

- 16h: Santa Missa em ação de graças pelos 5 anos da Canonização

- 18h: Conferência sobre Santa Dulce dos Pobres

11 de outubro:

- 16h: Santa Missa em ação de graças pelos 5 anos da Canonização

- 18h: Conferência sobre Santa Dulce dos Pobres

▪️Dia 12 de outubro

- 8h30: Santa missa da solenidade de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, seguida de procissão.

▪️Dia 13 de outubro

- 8h30: Santa Missa em ação de graças pelos 5 anos da Canonização

- 16h: Santa Missa em ação de graças pelos 5 anos da Canonização, seguida de procissão pelo Caminho da Fé, até a Basílica do Senhor do Bonfim

 

Tríduo da Gratidão abre homenagens pelos cinco anos da Canonização de Santa Dulce