Icone coração Doações Icone coração Ouvidoria

Santuário Santa Dulce celebra mês de Nossa Senhora e aniversário de Irmã Dulce

03 de May de 2023

Neste mês de maio, o Santuário Santa Dulce dos Pobres (Avenida Dendezeiros do Bonfim) contará com uma programação especial dedicada à Maria, Mãe de Jesus, e também ao aniversário natalício de Irmã Dulce. Além da realização de missas, a agenda festiva que vai de 1º a 31 de maio (ver quadro) terá celebrações como o “Terço na Praça”, o “Récita do Santo Terço” e a “Procissão Luminosa e Terço pelo Caminho da Fé”.

No caso da procissão, a mesma será realizada no dia 13 de maio, após a missa das 16h, com saída do Santuário. “Todos os anos, celebramos com alegria o mês das mães, e nos recordamos de modo muito afetuoso, a Mãe de Jesus e nossa, a Virgem Santíssima. Nossa Senhora é amada por todo povo católico, que a homenageia com novenas, terços, ladainhas e ofícios. Neste mês também, lembramos o nascimento da “Mãe dos pobres”, a nossa querida Santa Dulce. Todas as mães serão homenageadas, pois elas merecem todo nosso amor e carinho, destaca o reitor do Santuário frei Ícaro Rocha.

Já no dia 26 de maio, ocorrerá uma homenagem ao aniversário natalício de Santa Dulce dos Pobres, com missas às 7h, 8h30, 12h e 16h. A data marca também o aniversário de fundação da instituição do Anjo Bon do Brasil, já que em 26 de maio de 1959, Santa Dulce fundou oficialmente as Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) - entidade que abriga hoje um dos maiores complexos de Saúde do país com atendimento 100% gratuito.

As festividades serão encerradas no dia 31 de maio, com a Festa da Visitação de Nossa Senhora e com a Coroação de Nossa Senhora de Fátima, às 18h, no Santuário da Mãe dos Pobres. Toda a programação pode ser acompanhada de forma presencial ou através das redes sociais: Instagram e Facebook (@santuariosantadulce) e YouTube (santuariosantadulcedospobres).

SANTA DULCE – Irmã Dulce nasceu em 26 de maio de 1914, em Salvador, tendo recebido o nome de Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes. Aos 13 anos, já acolhia mendigos e doentes em sua casa, transformando a residência da família – na Rua da Independência, 61, no bairro de Nazaré, em um centro de atendimento. A casa ficou conhecida como ‘A Portaria de São Francisco’, tal o número de carentes que se aglomeravam a sua porta.

Em 1933, Maria Rita ingressa na Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, na cidade de São Cristóvão, em Sergipe. No mesmo ano, no dia 13 de agosto, recebe o hábito de freira e adota, em homenagem a sua mãe, o nome de Irmã Dulce.

As raízes de sua instituição, a OSID, datam de 1949, quando Irmã Dulce, sem ter para onde ir com 70 doentes, pede autorização a sua superiora para abrigar os enfermos em um galinheiro situado ao lado do Convento Santo Antônio, na capital baiana. O episódio fez surgir a tradição de que o maior hospital da Bahia nasceu a partir de um simples galinheiro.

 

Programação mês de maio

Santuário Santa Dulce dos Pobres (Avenida Dendezeiros do Bonfim, 161 - Bonfim)

 

1º a 31/05

Récita do Santo Terço: de segunda a sexta, após a Santa Missa das 8h30; e aos sábados, às 8h.
 

04/05

Acolhida da imagem de Nossa Senhora de Fátima: na missa das 16h.

 

04 a 12/05

Novena de Nossa Senhora de Fátima: durante a missa das 16h.
 


13/05

Festa de Nossa Senhora de Fátima e dia votivo a Santa Dulce dos Pobres:

- Oração do Santo Rosário: após a missa das 8h30

- Procissão Luminosa e Terço pelo Caminho da Fé: após a Missa das 16h, saindo do Santuário Santa Dulce dos Pobres
 

20/05

Visita dos Arautos do Evangelho: na missa das 8h30.
 

26/05

Celebração do aniversário natalício de Santa Dulce dos Pobres: missas às 7h, 10h, 12h, 14h e 16h.

 

31/05

Festa da Visitação de Nossa Senhora e Coroação de Nossa Senhora de Fátima: na missa das 18h.

 

Terço nas Praças

Saída: às 18h30 do Santuário St. Dulce, com início da reza do Terço sempre às 19h.

04/05: Praça Luís Tarquínio (em frente ao Colégio Luís Tarquinio);

10/05: Praça André Rebouças (em frente a Comunidade Maranathá);

17/05: Praça Arlindo Nuno (em frente ao Atakarejo – Rua Henrique Dias);

24/05: Praça Dendezeiros (em frente ao Posto de Gasolina – Av. Dendezeiros).

Santuário Santa Dulce celebra mês de Nossa Senhora e aniversário de Irmã Dulce