Icone coração Doações Icone coração Ouvidoria

Projetos no âmbito do Pronon e do Pronas/PCD vão beneficiar pacientes oncológicos e pessoas com deficiência na OSID

31 de October de 2024

Nesta quarta-feira, 30 de outubro, foram apresentados os dois projetos criados parafortalecer o atendimento aos pacientes oncológicos e às pessoas com deficiência acolhidas pelas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), no âmbito dos programas nacionais de Apoio à Atenção Oncológica (Pronon) e de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (Pronas/PCD). No encontro que reuniu representantes das entidades e empresas parceiras que apoiam as iniciativas foram apresentados o cronograma de execução das atividades, principais metas e indicadores dos projetos. 

Realizado através do Pronon, o projeto “Cirurgias Oncológicas Minimamente Invasivas” prestará assistência médica gratuita aos pacientes oncológicos do Hospital Santo Antônio, das Obras Sociais Irmã Dulce, ofertando tratamentos cirúrgicos oncológicos com técnicas minimamente invasivas, garantindo a segurança dos mesmos e favorecendo uma recuperação mais rápida. As ações incluem a aquisição de materiais médicos hospitalares para os procedimentos e o aumento no número de cirurgias por laparoscopia, com 10 procedimentos adicionais mensais, totalizando 230 cirurgias ao longo do projeto. “Além de promover melhorias na realização dos procedimentos, o projeto vai ampliar o acesso dos pacientes do SUS a tecnologias avançadas no tratamento oncológico e reduzir o tempo de internação”, pontua o Assessor de Ensino e Pesquisa da OSID, Sandro Barral. 

A atenção à saúde das pessoas acolhidas pelo Centro Especializado em Reabilitação (CER IV) - núcleo da OSID com atuação nas temáticas auditiva, física, intelectual e visual-, também receberá incentivos através do “CER IV in Formação”, projeto realizado no âmbito do PRONAS/PCD, para qualificação da equipe de profissionais que atuam no CER IV e no Centro de Acolhimento à Pessoa com Deficiência (CAPD), da OSID. O programa de aperfeiçoamento também será oferecido aos profissionais da Rede de Cuidados às Pessoas com Deficiência do Estado da Bahia, com a realização de 21 oficinas sobre temas de todos os assuntos que envolvem a assistência a pessoas com deficiência, através da oferta de 959 vagas. “É uma ampla proposta pensada para qualificar a equipe de profissionais para as demandas de atendimento em reabilitação biopsicossocial. Isso tem toda a conexão com a continuidade do legado de Santa Dulce, que tinha uma especial atenção pelas pessoas com deficiência”, reforça a Líder do CER IV, Rosinei Souza. 

Superintendente da OSID, Maria Rita Pontes ressaltou a importância do apoio aos projetos incentivados. “A gente coloca muita fé e esperança nesses projetos. Essa é a nossa missão, o nosso propósito diário. Agradeço de coração às nossas equipes do Escritório de Gerenciamento de Projetos e da Captação de Recursos por esse trabalho feito com tanto amor e carinho. Nós contamos com vocês para que a gente possa ter boas notícias”, disse. O Projeto Cirurgias Oncológicas Minimamente Invasivas conta com o apoio dos seguintes parceiros, no âmbito do Pronon: J Mendes; Magnesita Mineração; Terminal Cotegipe; Grupo GPS; Global Participações; Elecnor; Indorama; Politec Saúde; Diagonal e Grupo JCPM. Já o CER IV in Formação conta com as seguintes parcerias, no âmbito do Pronas/PCD: Santos Brasil; O Boticário; Faber- Castell; Terminal Cotegipe; TV Subaé; Politec Saúde; Global Participações e Diagonal. 

 

 

Projetos no âmbito do Pronon e do Pronas/PCD vão beneficiar pacientes oncológicos e pessoas com deficiência na OSID