Icone coração Doações Icone coração Ouvidoria

Projeto CER IV in Formação dá início à qualificação de profissionais com foco na reabilitação de pessoas com deficiência

11 de February de 2025

As Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) deram início, no último sábado (8), aos encontros do CER IV in Formação, projeto realizado no âmbito do Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (PRONAS/PCD). Realizado no formato online, o evento marcou o início de uma série de módulos e temas voltados para qualificação e formação de profissionais que atuam no Centro Especializado em Reabilitação (CER IV) - núcleo das Obras Sociais com atuação nas temáticas auditiva, física, intelectual e visual; no Centro de Acolhimento à Pessoa com Deficiência (CAPD); e na Rede de Cuidados às Pessoas com Deficiência – BA. Os próximos encontros serão realizados em formato presencial nos dias 15 e 22 de fevereiro, das 8h à 15h, na unidade da OSID de Patamares.

O primeiro módulo teve como tema "A Classificação Internacional de Funcionalidade Incapacidade e Saúde (CIF) e o Projeto Terapêutico Singular (PTS)", ministrado pela terapeuta ocupacional e professora da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Fernanda Reis. “Este tema enfatiza a importância de uma compreensão abrangente da pessoa com deficiência, considerando seu contexto biopsicossocial, familiar, espiritual, para que ela possa ressignificar as limitações impostas pela condição de deficiência e se conectar com os seus potenciais. O nosso propósito, enquanto obra social, é contribuir para a qualificação técnica de profissionais da rede de cuidado da pessoa com deficiência à luz do modo de pensar, ser e agir de Santa Dulce dos Pobres”, reforça a líder do CER IV, Rosinei Souza. 

Promovidos pela OSID, os encontros de qualificação contam com as seguintes parcerias no âmbito do Pronas/PCD: Grupo Boticário, Santos Brasil, Terminal Cotegipe, Faber Castell, Global Participações e Politec Saúde, parceiros fundamentais para a viabilização desse evento de grande importância, voltado para a qualificação profissional e para a promoção de uma sociedade mais inclusiva e acessível. 

Projeto CER IV in Formação dá início à qualificação de profissionais com foco na reabilitação de pessoas com deficiência