Obras Sociais Irmã Dulce participam de mutirão para prevenção e detecção de câncer de pele
No próximo dia 7 de dezembro (sábado), as Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) participarão de um mutirão para identificar e tratar precocemente o câncer de pele. Organizada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia/Regional Bahia (SBD-BA), a inciativa integra as ações do Dezembro Laranja, uma campanha de prevenção e combate ao câncer de pele, o tipo mais frequente no Brasil, correspondendo a aproximadamente 30% de todos os tumores malignos registrados no país, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA). O atendimento será realizado das 9h às 15h, no Ambulatório da instituição, no Hospital Santo Antônio (Avenida Dendezeiros do Bonfim, 161 – Portão 3). Serão disponibilizadas 300 senhas e o atendimento ocorrerá por ordem de chegada, até o preenchimento das vagas.
As consultas são destinadas a pessoas com suspeita de câncer de pele e serão realizadas de forma voluntária por médicos dermatologistas oncológicos da entidade criada por Santa Dulce dos Pobres. Para participar do mutirão, é imprescindível o paciente ter em mãos o documento de identidade, cartão do SUS e comprovante de residência.
Líder do Ambulatório das Obras Sociais Irmã Dulce, Consuelo Santana explica que durante o mutirão para prevenção de câncer de pele, os pacientes serão examinados para identificação de lesões suspeitas. “Se for constatada a suspeita de câncer de pele, o paciente será encaminhado para tratamento na própria OSID, pela equipe da Oncologia Cutânea. As pessoas atendidas também receberão orientações de prevenção, diagnóstico precoce e tratamento da doença”, esclarece. Esta é a segunda vez que o Hospital Santo Antônio irá participar da campanha, sob a coordenação da dermatologista do ambulatório de Oncologia Cutânea da OSID, Laryssa Faiçal. Na Bahia, o mutirão para prevenção de câncer de pele também será realizado nos Hospitais Aristides Maltez e Santa Izabel, em Salvador, e na Policlínica Municipal, na cidade de Alagoinhas.