Icone coração Doações Icone coração Ouvidoria

Obras Sociais Irmã Dulce iniciam reforma para requalificação da Praça do Centro Geriátrico

21 de June de 2024

Já estão em andamento as obras de requalificação da Praça do Centro de Geriatria e Gerontologia Júlia Magalhães, núcleo das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), referência no atendimento à pessoa idosa. Iniciada neste mês de junho, com previsão de duração de seis meses, a reforma tem o objetivo de viabilizar a realização de atividades multidisciplinares e terapêuticas, além de incentivar a convivência entre os idosos e a socialização com os seus familiares. O Centro de Geriatria das Obras Sociais Irmã Dulce é o único complexo da Bahia a oferecer, ao mesmo tempo, atendimento ambulatorial e internação hospitalar para casos clínicos agudos e pacientes crônicos.

O novo local contará com duas salas para atividades múltiplas, um salão de beleza adaptado, pátios abertos com mesas e cadeiras para contação de histórias e atendimentos ao ar livre, além de espaços de convivência. “Isso possibilitará que as atividades aconteçam de forma mais adequada e vai nos permitir implementar novos atendimentos, a exemplo de práticas integrativas como auriculoterapia e acupuntura”, comenta a líder do Centro Geriátrico, Beidilis Fortuna.

As melhorias estão sendo possíveis graças ao projeto de requalificação “Bom Viver I”, aprovado pelo Conselho Municipal do Idoso (CMI), que através do Fundo Municipal da Pessoa Idosa (FMPI), viabilizou com recursos da ordem de aproximadamente R$ 1,2 milhão, captados através de incentivo fiscal com investimento de pessoas físicas e jurídicas. O projeto recebeu aporte de recursos da Cielo; White Martins; Halliburton; Petro Rio; Mater Dei; Sooder Maria; Magazine Luiza e também de pessoas físicas.  

De acordo com a líder do Escritório de Gerenciamento de Projetos (EGP) das Obras Sociais Irmã Dulce, Luciana Santos, projetos como o Bom Viver possuem o papel de promover a dignidade da pessoa idosa. “É muito importante que a gente tenha um olhar atencioso para as necessidades que são demandadas pelos idosos. E esse cuidado vai além do atendimento tradicional em saúde, ele também se refere ao acesso de condições de socialização, fortalecimento de vínculos, manutenção e recuperação da sua autonomia”, afirma.

Legado de amor e serviço - Criado em 1986, o Centro de Geriatria e Gerontologia da OSID traduz a luta de Irmã Dulce por uma assistência integral aos idosos, com estímulo à cidadania, socialização e qualidade de vida. Comprometida com o atendimento humanizado, a unidade realiza 6 mil atendimentos ambulatoriais mensais e dispõe de uma equipe multidisciplinar composta por profissionais da área de Saúde, e dispõe de 162 leitos para pacientes crônicos, agudos, em reabilitação e cuidados paliativos.

Dentre estes, 54 leitos são destinados à Morada de Idosos, que acolhe pessoas idosas em situação de vulnerabilidade social. A unidade oferece ainda o Ambulatório de Parkinson, para acompanhamento de portadores da doença; e o serviço de Avaliação Cognitiva, voltado aos idosos com alterações de memória e portadores de doença de Alzheimer.
 

Obras Sociais Irmã Dulce iniciam reforma para requalificação da Praça do Centro Geriátrico