Icone coração Doações Icone coração Ouvidoria

Obras Irmã Dulce recebem réplica da Kombi utilizada por Santa Dulce em suas ações sociais

01 de September de 2023

Como parte da programação de encerramento dos festejos em honra à Santa Dulce, foi realizada na manhã de ontem (31), na Praça Municipal de Salvador, a entrega da réplica da Kombi utilizada pelo Anjo Bom nas décadas de 40 e 50, para resgatar pobres e doentes em situação de rua. A entrega do veículo foi feita pelo prefeito da capital baiana, Bruno Reis, à superintendente das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), Maria Rita Pontes. O momento contou ainda com a bênção do reitor do Santuário Santa Dulce dos Pobres, frei Ícaro Rocha. 

Simbolizando a continuidade da presença da primeira santa brasileira pelas ruas de Salvador, a Kombi será utilizada em ações específicas da OSID, principalmente junto ao Centro de Convivência Irmã Dulce dos Pobres (CCIDP), núcleo das Obras que atua no acolhimento à pessoas em situação de rua. O automóvel também será utilizado em eventos como procissões e em roteiros ligados ao turismo religioso. 

A cerimônia de entrega do histórico veículo contou também com a participação da atriz Regina Braga, que interpretou Santa Dulce dos Pobres no cinema, no filme “Irmã Dulce” (2014). A artista estava acompanhada do seu esposo, o médico Dráuzio Varella. Também estavam presentes profissionais da OSID; o diretor da Secretaria de Turismo da capital baiana, Gegê Magalhães; e demais autoridades e admiradores da vida e obra da Mãe dos Pobres. Após a entrega, os participantes seguiram para a Prefeitura de Salvador, onde Maria Rita presentou o prefeito Bruno Reis com uma imagem de Santa Dulce, como forma de agradecimento por todo apoio prestado pelo município durante os festejos de agosto em celebração pela data litúrgica da primeira santa brasileira.

A agenda foi encerrada com um balaço da festa de 2023 e a expectativa para uma programação ainda mais bonita em 2024. Entre as novidades que prometem incrementar ainda mais as próximas comemorações, conforme anúncio feito pelo prefeito, estão a oficialização do Território Santo, que compreende a Basílica da Conceição da Praia, no Comércio, passando pelo Santuário Dulce dos Pobres, no Largo de Roma, e o entorno da Igreja dos Alagados e Basílica do Bonfim. Na ocasião, o prefeito autorizou ainda, para ser entregue até outubro deste ano, a construção da sala dos ex-votos do Santuário Santa Dulce – local onde os fiéis depositam objetos como forma de agradecimento pelas graças alcançadas por intercessão do Anjo Bom do Brasil. 

Para a superintendente da OSID, Maria Rita, o balanço da festa de Santa Dulce dos Pobres 2023 foi muito positivo: “O legado que essa festa deixa é muito importante. Tivemos a revitalização da escultura de Bel Borba, a abertura do memorial provisório, a galeria de Santa Dulce, que é a coisa mais linda, e também a Kombi, que agora passa a integrar a nossa instituição, entre outras belas ações. E em breve teremos a sala de ex-votos para fechar esse legado de 2023. Que venha 2024, com a presença ainda maior de turistas, devotos; com mais bênçãos e notícias boas para a obra de Irmã Dulce”. 
A programação em honra a primeira santa brasileira aconteceu entre os dias 1º e 13 de agosto, e foi palco de inúmeras celebrações, apresentações musicais, ações culturais e de cidadania, entre outros eventos. Durante a programação festiva, a capital baiana recebeu, com alegria e gratidão, milhares de fiéis, de vários locais do país, que estiveram na casa do Anjo Bom para render graças à Mãe dos Pobres. Somente na Praça Irmã Dulce (Largo de Roma), um dos palcos da festa, foram mais de 80 mil pessoas em circulação pelo espaço. 

“Esse mês de agosto foi o mês de Santa Dulce. Precisamos formatar um calendário anual para fortalecermos o turismo religioso e anunciarmos com máxima antecedência, no Brasil e no mundo, a festa do próximo ano, mobilizando todos os agentes envolvidos”, afirmou o prefeito. 

Segundo as estimativas da prefeitura de Salvador, a Festa de Santa Dulce criou 512 postos de trabalho diretos e 1.732 indiretos, além de contar com 172 estabelecimentos comerciais envolvidos e 90 expositores na Quermesse Dulce dos Pobres e na Feira Expo Mulher. Na área social, foram promovidas 268 ações, sendo 48 missas, três procissões, uma carreata, uma motociata e uma bicicleata. Destaque também para a visitação junto ao Memorial Provisório e Galeria Santa Dulce, além de outras iniciativas no campo da saúde e cidadania, como a oferta de 11 serviços à população em geral - a exemplo da vacinação contra Influenza e Covid-19; distribuição de kits de saúde bucal; e a realização da Feira Expo Mulher, que atraiu um público de 6 mil pessoas. Agenda concorrida também junto à Exposição Mário Leal Ferreira, que recebeu mais de 2 mil visitantes, e o Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm), que realizou 205 atendimentos durante a festa. O leque de serviços ofertados ao público durante a Festa de Santa Dulce contou ainda com atendimento jurídico e uma campanha de doação de sangue que resultou em 777 bolsas doadas.
 

Obras Irmã Dulce recebem réplica da Kombi utilizada por Santa Dulce em suas ações sociais