Icone coração Doações Icone coração Ouvidoria

Obras Irmã Dulce inauguram Serviço de Ressonância Magnética

19 de May de 2023

As Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) inauguraram nesta sexta-feira (19), na sede da entidade, em Salvador, seu novo Serviço de Ressonância Magnética. Sonho antigo das Obras Sociais, a Ressonância Magnética é um exame indispensável para o diagnóstico precoce e preciso dos pacientes, principalmente aqueles em tratamento do câncer. A iniciativa vai possibilitar a ampliação do atendimento oferecido pela OSID junto à população mais necessitada. A expectativa da instituição é realizar em torno de 400 exames de ressonância magnética por mês, totalmente gratuitos, acolhendo pacientes internados e o público externo.

O evento de inauguração do novo serviço contou com a presença da ministra da Saúde, Nísia Trindade, da secretária estadual da Saúde, Roberta Santana, da vice-prefeita e secretária de Saúde de Salvador, Ana Paula Matos, entre outras autoridades, além de profissionais, conselheiros, voluntários, sócios-protetores e religiosos da instituição fundada por Santa Dulce dos Pobres. Bastante emocionada, a superintendente da entidade, Maria Rita Pontes, relembrou o caminho percorrido até a realização desse sonho. “Graças a todos vocês, pela sensibilidade e pela compaixão perante a dor dos mais necessitados, é que estamos hoje aqui, com o coração em festa, para celebrar a esperança e a cura proporcionados pelo novo Serviço de Ressonância Magnética da OSID”, comemorou Maria Rita durante a cerimônia, que foi aberta com uma bênção dada pelo capelão das Obras Sociais, frei Mário Erky. 

O acolhimento humanizado que as Obras Irmã Dulce prestam ao paciente foi destacado pela secretária estadual da Saúde. “A emoção é grande. Não é todo mundo que entra nessa casa e não consegue se emocionar com esse trabalho lindíssimo, com espiritualidade, com carinho e com muito amor. Nesta casa os profissionais se doam todos os dias para cuidar das pessoas”. 

“Já que estamos nesse ambiente de cuidado e de fé, eu queria dizer que acredito muito no trabalho coletivo. É muito bonito ver hoje o sonho da ressonância magnética se materializar e certamente continuaremos juntos, não apenas com a destinação de recursos que o Ministério da Saúde alocou, as doações que são tão importantes para esta casa, mas com um trabalho conjunto, 100% SUS, para uma área tão necessária que é a Oncologia e para todo o cuidado de saúde que a nossa população precisa. Deixo aqui meu abraço e meu compromisso com essa instituição que tão bem representa o Sistema Único de Saúde”, afirmou Nísia Trindade. 

Novas instalações - Além da Sala da Ressonância Magnética, o serviço contempla também novas instalações, como recepção, Sala de Comando, Sala de Tomografia, posto de enfermagem, sala de preparo e recuperação de pacientes, sanitários e ambientes de apoio. Os recursos investidos no projeto, incluindo construção e equipamentos, são da ordem de R$ 8 milhões, obtidos através do Ministério da Saúde e de doações de parceiros e Sócios-Protetores da instituição do Anjo Bom do Brasil.

O novo Serviço de Ressonância Magnética chega ainda para integrar o núcleo de Bioimagem da OSID, que atualmente já beneficia milhares de pacientes com a realização de mais de 100 mil exames e procedimentos por ano, incluindo raio x, ultrassonografia, tomografia, mamografia digital, exames contrastados com mesa telecomandada e punção.

 

Obras Irmã Dulce inauguram Serviço de Ressonância Magnética