Nísia Trindade é agraciada com o título de Sócia Honorária das Obras Sociais Irmã Dulce
A Ministra da Saúde Nísia Trindade Lima recebeu o título de Sócia Honorária das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), na tarde de ontem (30/01), no auditório do Centro de Ensino e Pesquisa Professor Adib Jatene (CEPPAJ), na sede da entidade, em Salvador. A cerimônia contou com a presença da superintendente da OSID, Maria Rita Pontes, de conselheiros, profissionais e religiosos da instituição. A homenagem é outorgada pelo Conselho de Administração das Obras Sociais pelos relevantes serviços prestados à causa da instituição fundada por Santa Dulce dos Pobres e pela assistência em Saúde.
A concessão do título de Sócia Honorária firma a mútua relação de respeito e reconhecimento de Nísia Trindade ao legado de amor e serviço de Santa Dulce dos Pobres. No Ministério da Saúde, Nísia vem prestando importantes contribuições para a Saúde que beneficiaram também o público assistido pela OSID, como o repasse de recursos financeiros em prol das entidades filantrópicas de todo o país, um apoio importante às Obras Sociais, no momento em que a instituição enfrentava a maior crise de sua história. No comando da pasta, a ministra também assegurou à entidade a entrega dos equipamentos da Ressonância Magnética – serviço que inaugurou em maio de 2023; e de um novo Acelerador Linear, que será viabilizado através do Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (Pronon).
Dirigindo-se à ministra, Maria Rita disse que “a gratidão que humildemente expressamos hoje é a reafirmação de que suas pegadas estão sim marcadas no solo sagrado desta casa, ao lado das pegadas de Dulce e de tantos outros anjos que, assim como Vossa Excelência, não nos deixam esquecer que, por mais desafiadoras que sejam as lutas diárias, o melhor da vida é amar sem medida. Gratidão por nos abrigar em seu coração e em suas memórias e por ajudar milhões de brasileiros e brasileiras a enxergar o direito à saúde com os mesmos olhos de Irmã Dulce, como aquela última porta que não se fecha jamais”.
“Receber o título de Sócia Honorária das Obras Sociais Irma Dulce é mais do que um título de orgulho, é uma demonstração de fazer parte de uma irmandade. Para mim, nas obras de Santa Dulce está expresso um dos caminhos de fortalecimento do cuidado integral, qualificado, humanizado, que é a forma como nós definimos o papel maior do sistema público de saúde”, declarou Nísia Trindade ao receber o título na OSID. “Eu quero agradecer muito e dizer que a mensagem para mim que fica é de gratidão. Sinto-me honrada pela homenagem, mas sobretudo fica a mensagem que devemos viver como irmãs e irmãos. Sinto-me irmã também dessa casa. Muito obrigada”.