Icone coração Doações Icone coração Ouvidoria

Memorial Santa Dulce dos Pobres promove palestra sobre os santuários brasileiros e suas salas de milagres

26 de March de 2025

Com o intuito de refletir sobre a contribuição dos espaços religiosos na preservação histórica, cultural e de devoção coletiva na sociedade, o Memorial Santa Dulce dos Pobres promoverá, na próxima terça-feira (1º), às 9h30, a palestra “Santuários brasileiros e suas salas de milagres”. Esta é a primeira de uma série de ações culturais promovidas neste ano pelo museu e que inclui, também, workshops, oficinas e seminários. Conduzida pelo museólogo e professor José Cláudio Alves de Oliveira, a atividade é gratuita, aberta ao público e será realizada no auditório do Memorial. As inscrições podem ser feitas por meio de formulário online, que pode ser acessado pelo link (clique aqui) ou via QR Code.

Expressões da fé popular e da relação entre o sagrado e o cotidiano, as salas de milagres são espaços em santuários onde os devotos depositam os ex-votos – como são chamados os objetos e testemunhos de fé em agradecimento por graças alcançadas. “São locais que existem em diversos países do mundo, mas o Brasil se diferencia pelas tipologias e estéticas desses artefatos, que nos ajudam a entender os anseios da população e a diversidade religiosa nos territórios. Alguns exemplos são as salas da Basílica do Senhor do Bonfim e do próprio Santuário Santa Dulce dos Pobres”, explica José Cláudio Alves.

Doutor em Comunicação e Cultura Contemporânea pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e pós-doutor em Comunicação e Tecnologias pela instituição portuguesa UMinho, José Cláudio Alves de Oliveira se dedica ao estudo sobre os santuários há cerca de 30 anos. Hoje professor de cursos de graduação e pós-graduação da UFBA, o museólogo coordena núcleos de pesquisa sobre os ex-votos no Brasil e no México. “A partir das salas de milagres, podemos pensar o patrimônio, a comunicação e a cultura popular, através de testemunhos que trazem a memória individual, social e coletiva”, afirma.

Além do formato presencial, haverá transmissão online no Youtube das Obras Sociais Irmã Dulce (youtube.com/obrassociaisirmadulce). Em caso de dúvidas ou necessidade de mais informações, o público pode entrar em contato através do telefone (71) 3310-1115.

Arte, cultura e conhecimento - Essa é a primeira edição deste ano de uma série de ações formativas que serão realizadas pelo Memorial Santa Dulce dos Pobres. Além das palestras, que já acontecem desde 2024, o museu passa a incluir workshops, oficinas e seminários na programação. “O objetivo é valorizar e preservar a memória e o legado do Anjo Bom, incentivando a participação das comunidades e conectando o público às questões que envolvem a sua história. Mas, também, ampliar o debate sobre temas diversos”, explica a museóloga do Memorial, Milena Santos.

As atividades integram o Plano Plurianual, viabilizado pelo Ministério da Cultura por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura com o patrocínio das empresas SERVICE Engenharia, Global Participações, Grupo JCPM, Politec Saúde e Maratá.

Memorial Santa Dulce dos Pobres promove palestra sobre os santuários brasileiros e suas salas de milagres