Icone coração Doações Icone coração Ouvidoria

Memorial Santa Dulce dos Pobres promove 1º Seminário sobre turismo religioso

15 de May de 2025

Com o tema “Turismo Religioso: conectando fé e desenvolvimento”, acontece no próximo dia 19 de maio (segunda-feira), na capital baiana, o 1º Seminário do Memorial Santa Dulce dos Pobres. O evento será realizado no Auditório 2 do Arquivo Público de Salvador, ao lado da Casa das Histórias de Salvador (Rua Portugal, nº 2 – Comércio), no horário das 8h às 17h. Reunindo especialistas do setor turístico e lideranças religiosas, o encontro colocará em pauta o turismo religioso como uma importante ferramenta de inclusão, desenvolvimento e valorização cultural. As inscrições são gratuitas e já podem ser feitas pelo link:  https://docs.google.com/forms/d/1g7wNyOF51cGg2CNVPcsWCpXEqbBGlslyJ130n-h12hU/viewform?edit_requested=true; disponível também na bio do Instagram (memorialsantadulceoficial).

A programação do seminário contará com palestras e roda de conversa inter-religiosa, reunindo representantes de várias crenças. O encontro é voltado para profissionais do trade turístico, pesquisadores, estudantes, gestores de espaços religiosos e interessados no assunto. “A ideia é que possamos nos unir, independentemente da religião, para fortalecer a gestão dos atrativos turísticos religiosos da cidade, nos preparando melhor para receber quem chega movido pela espiritualidade”, destaca Rosa Brito, líder do Turismo Religioso das Obras Sociais Irmã Dulce.

Líder do Memorial Santa Dulce dos Pobres, Carla Silva destaca a importância do evento para o fortalecimento do turismo de fé em Salvador: “Turismo religioso, fé e sustentabilidade são temas interligados que ganham cada vez mais relevância no cenário global. Esse evento tem o objetivo de fortalecer o potencial turístico local, promovendo a cultura, além de criar laços através do compartilhamento de experiências entre os diversos destinos religiosos da nossa cidade”.

Nos últimos anos, a Bahia vem testemunhando um crescimento no fluxo de turistas em visita aos destinos religiosos da cidade. Um exemplo desse cenário é o aumento no volume de visitantes junto ao Santuário Santa Dulce dos Pobres, em Salvador. Antes da Canonização de Irmã Dulce, ocorrida em 2019, o complexo recebia cerca de 56 mil visitantes por ano. Atualmente, o espaço já registra um fluxo de 600 mil turistas anuais. Durante a visita ao Santuário dedicado à primeira santa brasileira, o público é convidado a uma imersão pela vida e obra do Anjo Bom do Brasil, por meio de um roteiro que inclui o Memorial Santa Dulce dos Pobres; a Capela das Relíquias, onde estão os restos mortais da religiosa; a Sala dos Milagres, com objetos e relatos de quem atribui a graça alcançada à intercessão de Irmã Dulce; além das Lojas Dulce Sabor, Loja Santa Dulce e o Dulce Café.

PROGRAMAÇÃO:

Apresentação musical: Jaqueline Mota e Duda Menezes

8h – Recepção dos participantes

9h – Boas-vindas: Maria Rita Lopes Pontes - Superintendente das Obras Sociais Irmã Dulce.

9h20 – Palestra de Abertura

Patrimônios culturais religiosos – a salvaguarda dos patrimônios afro-brasileiros.

Palestrante: Prof. Dr. André Luis Nascimento dos Santos - Diretor da Escola de Administração da UFBA e Coordenador da Especialização em Gestão Social do Patrimônio Cultural

10h20 – Coffee break

11h – Palestra

O turismo religioso como vetor de desenvolvimento sustentável.

Palestrante: Fabíola Mandarine Paes Leme - Turismóloga, Mestre em Cultura e Turismo e sócia-diretora da Eixo 4 – Soluções Inteligentes

12h – Intervalo para almoço

14h – Roda de Conversa Turismo, fé e patrimônio: experiências em diálogo e gestão de diferentes tradições religiosas.

Mediação: Rosa Brito – Jornalista, Relações Públicas e Líder de Turismo Religioso da OSID.

16h – Encerramento: fala de agradecimento e despedida.

16h30 – Coffee break final e apresentação musical.

Memorial Santa Dulce dos Pobres promove 1º Seminário sobre turismo religioso