Icone coração Doações Icone coração Ouvidoria

Livro com depoimentos e imagens sobre a trajetória de Santa Dulce será lançado em Salvador na próxima quarta-feira (9)

03 de April de 2025

“É porque essa mulher fez, dentro da Bahia, talvez o maior socorro social do último século”. O testemunho da atriz Fernanda Montenegro, durante passagem por Salvador com uma companhia de teatro, ajuda a traduzir a real dimensão da jornada de amor e serviço que pautou a vida da freira conhecida como o Anjo Bom da Bahia e do Brasil. O depoimento une-se a diversos outros relatos que compõem “Santa Dulce dos Pobres: a primeira santa brasileira e sua obra viva” (272 páginas), livro que convida o leitor a uma verdadeira viagem pela impressionante trajetória de Irmã Dulce e sua incansável luta em favor dos mais necessitados. O título será lançado na capital baiana no próximo dia 9 de abril, às 17h, em evento no Piano Bar do Palacete Tira Chapéu (Rua Chile, Centro Histórico). O lançamento contará com sessão especial de autógrafos da autora da publicação, a superintendente das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) e sobrinha da santa, Maria Rita Pontes.

Reunindo depoimentos de personalidades como Roberto Carlos, Padre Júlio Lancelotti, Preta Gil, Xuxa, Drauzio Varella, Paulo Gustavo, Thiaguinho, entre demais artistas, empresários, jornalistas, líderes religiosos e autoridades, o livro compartilha as experiências de quem teve a oportunidade de conhecer, conviver ou ser tocado pela bondade de Dulce. “São relatos que revelam também a importância do diálogo interreligioso na caminhada dela, expresso, por exemplo, nos depoimentos de Mãe Stella de Oxóssi, Mãe Menininha do Gantois, Divaldo Franco e do rabino Uri Lam”, pontua Maria Rita. 

No valor de R$250, a publicação estará disponível para aquisição durante o lançamento e terá 100% das vendas revertida para as Obras Sociais, entidade que acolhe mais de 3 milhões de pessoas por ano na Bahia, incluindo pacientes oncológicos, pessoas com deficiência, idosos, crianças e adolescentes em risco social, pessoas em situação de rua, dependentes de substâncias psicoativas, entre outros públicos. Posteriormente, a obra estará à venda na Loja Irmã Dulce (Av. Dendezeiros do Bonfim, 161, Largo de Roma, Salvador); na loja virtual (clique aqui); e em diferentes plataformas de E-commerce.

Além dos relatos, o novo livro destaca fotografias históricas de Santa Dulce e imagens que demonstram a expansão de sua obra ao redor da Bahia e a diversidade do trabalho desenvolvido pela entidade. Ao lado de cenas atuais, o leitor será levado também a uma imersão às origens da caminhada de Irmã Dulce, conhecendo os passos que guiaram a religiosa baiana, a exemplo do acolhimento aos primeiros doentes no antológico galinheiro em 1949, episódio que traduz as raízes de sua instituição.

“O livro consegue fazer essa mistura entre conteúdo textual e imagem, que é a nova linguagem de leitura hoje em dia. A gramatura do papel, a capa dura, o tamanho físico e o formato de encadernação também tornam esse título uma edição mais que especial”, explica o CEO da Editora VJ e um dos idealizadores da publicação, Phillip Vitorio. Esse grande mosaico com fragmentos de uma trajetória inteiramente dedicada aos mais necessitados também é representada pela capa criada e doada pelo renomado artista plástico Vik Muniz.

“Santa Dulce dos Pobres: a primeira santa brasileira e sua obra viva” é uma realização das Obras Sociais Irmã Dulce em parceria com a Editora VJ e possui o patrocínio da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo; Fundação ECOS; Mira Transportes; Neoenergia Coelba; Soul MV Operadora; Leão Engenharia; Shopping Barra; Shopping da Bahia; Shopping Bela Vista; Fecomércio BA; Cristália; Salvador Shopping; Grupo Lemos Passos; Wilson Sons; Petrobahia; Colégio São Paulo; Colégio Anchieta; Fundação Jesus Maria José; e Tintas Festcor. A publicação também conta com o apoio do Shopping Center Lapa, da Orinter Tour & Travel e do Palacete Tira Chapéu.

Livro com depoimentos e imagens sobre a trajetória de Santa Dulce será lançado em Salvador na próxima quarta-feira (9)