Icone coração Doações Icone coração Ouvidoria

Inaugurado nesta sexta-feira, primeiro hospital de cuidados paliativos do país será administrado pelas Obras Sociais Irmã Dulce

31 de January de 2025

Foi inaugurado na manhã desta sexta-feira (31) o primeiro hospital público do Brasil dedicado exclusivamente aos cuidados paliativos no país, unidade que será administrada pelas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID). Vinculado ao Governo da Bahia, o Hospital Mont Serrat – Cuidados Paliativos está instalado em um prédio histórico de 1853 no bairro Mont Serrat, em Salvador, e conta com leitos de enfermaria, serviço de apoio diagnóstico e terapêutico, além de um espaço requalificado que possibilitará a atenção à saúde humanizada em prol da qualidade de vida de pacientes com doenças graves, crônicas ou em finitude.

Ao todo, foram entregues 70 leitos clínicos de enfermaria (7 pediátricas e 63 para adultos), distribuídos em uma infraestrutura que conta com ambulatórios, serviços de bioimagem, laboratório, telemedicina e suporte de ensino e pesquisa para capacitação dos profissionais internos e externos das unidades de saúde. O novo hospital possui capacidade para atendimento mensal de mais de 2 mil pacientes e interconsultas em diversas especialidades para pacientes internados, como cardiologia, anestesia, neurologia, psiquiatria, nutrologia e pneumologia, bem como unidades específicas para terapia da dor e apoio ao luto.

“Esse novo hospital é um importante espaço de acolhimento a quem passa por esse momento delicado da vida, mas que pode ser vivido com mais amor e o cuidado integral da saúde, do corpo e da alma. O nosso objetivo é dar dignidade a todas as pessoas, continuando o maior propósito das Obras Sociais”, afirmou a superintendente da instituição, Maria Rita Pontes, presente na cerimônia de inauguração. O evento contou com a presença da ministra da Saúde, Nísia Trindade; do ministro da Casa Civil, Rui Costa; do governador Jerônimo Rodrigues; do vice-governador Geraldo Júnior; da secretária de Saúde, Roberta Santana, entre outras autoridades; além de profissionais e religiosos da OSID.

Atenção humanizada - De acordo com Roberta Santana, a organização fundada pelo Anjo Bom foi escolhida pela experiência em cuidados paliativos, na qual a abordagem já é desenvolvida há muitos anos, a partir da gestão humanizada e suporte dos profissionais dos diferentes núcleos, como a pediatria, oncologia e geriatria. “Com a escolha da OSID, asseguramos não apenas a qualidade técnica, mas também o acolhimento que só uma instituição com a história e os valores de Santa Dulce dos Pobres pode oferecer”, destacou.

Construído a partir de uma parceria entre o Governo da Bahia e o Governo Federal, o Hospital Monte Serrat – Cuidados Paliativos integra os investimentos da Política Nacional de Cuidados Paliativos implementada pelo Ministério da Saúde no ano passado. Para a ministra Nísia Trindade, a unidade permitirá “um acolhimento também para as famílias, que é algo que está na filosofia do hospital. É o cuidado médico, é o cuidado da enfermagem, mas também o cuidado psicológico, o apoio em momentos em que isso se torna mais necessário”.

OSID – As Obras Sociais Irmã Dulce abrigam hoje um dos maiores complexos de saúde com atendimento 100% gratuito do país, que acolhe mais de 3 milhões de pessoas anualmente na Bahia. Entre os públicos atendidos pela instituição, estão pacientes oncológicos, idosos, pessoas com deficiência e com deformidades craniofaciais, crianças e adolescentes em situação de risco social, dependentes de substâncias psicoativas, pessoas em situação de rua e demais usuários do Sistema Único de Saúde. A organização fundada por Santa Dulce dos Pobres conta com um perfil de serviços único no Brasil, prestando assistência à população de baixa renda nas áreas da Saúde, Assistência Social, Pesquisa Científica, Ensino em Saúde e Educação.

Inaugurado nesta sexta-feira, primeiro hospital de cuidados paliativos do país será administrado pelas Obras Sociais Irmã Dulce