Hospital Regional de Juazeiro inaugura novos leitos, emergência e maternidade com as primeiras UTIs Neonatal e Pediátrica do município
Juazeiro, município localizado a 502 km de Salvador, acaba de ganhar uma maternidade com 30 leitos de obstetrícia e Unidades de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal e Pediátrica, cada uma com dez leitos, com atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS). As UTIs integram uma nova estrutura, com 176 leitos, inaugurada nesta segunda-feira (18) no Hospital Regional de Juazeiro (HRJ), complexo hospitalar vinculado ao governo estadual e administrado pelas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID). Destaque também para duas novas emergências, para atendimento obstétrico e adulto. Com a ampliação, o HRJ passa a oferecer agora um total de 356 leitos, fomentando a oferta de serviços à população da região do Vale do São Francisco.
A cerimônia de inauguração contou com a presença do governador do Estado, Jerônimo Rodrigues; da secretária estadual da Saúde, Roberta Santana; da líder do Hospital Regional de Juazeiro, Juliete Olímpio; do coordenador do Núcleo Regional de Saúde NORTE, Pedro Alcântara, além de profissionais do complexo hospitalar. “Já atendemos um perfil de pacientes adultos, e agora, com essa ampliação, passaremos a oferecer novos serviços com a maternidade e as UTIs neonatal e pediátrica. É um avanço imenso para a cidade e para a região atendida”, afirma Juliete Olímpio.
Dos 176 novos leitos, 30 são de obstetrícia; 10 da Unidade de Cuidados Intermediário Convencional (Ucinco); 5 da Unidade de Cuidados Intermediário Canguru (Ucinca); 10 de UTI Neonatal; 10 de UTI Pediátrica; e 21 leitos de Clínica Pediátrica. Os outros 90 leitos são para pacientes adultos, clínico e cirúrgico, sendo 8 para atender pacientes da área da saúde mental. No mesmo prédio, duas salas são destinadas à cirurgia obstétrica com dois quartos PPP (pré-parto, parto e pós-parto). A inauguração dos novos leitos também permitirá a ampliação do atendimento de emergência e tratamento de doenças vasculares no HRJ - complexo hospitalar que já é referência na região em tratamentos oncológicos e no atendimento de urgência e emergência para 53 municípios do Norte da Bahia.
“Nós estamos entregando esse equipamento com o sentimento de que estamos investindo para oferecer três condições às pessoas que precisam de atendimento médico: um bom acolhimento, agilidade no tratamento e aumento das possibilidades de cura. Agradecemos às Obras Sociais Irmã Dulce pela gestão, à direção do Hospital Regional de Juazeiro e a cada funcionário que torna possível a execução dos serviços da unidade”, afirmou o governador Jerônimo Rodrigues durante a cerimônia.
Foto: Leonardo Rattes/Saúde GovBa