Gestão por Competências: OSID implementa novo modelo de desenvolvimento profissional
Conectar talentos à missão das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), de modo a orientar cada colaborador em sua jornada de crescimento. Este é um dos objetivos do projeto Gestão por Competências, programa lançado pela instituição na última quarta-feira (19) em um seminário que aconteceu no Centro de Ensino e Pesquisa Professor Adib Jatene (CEPPAJ), com atividades ao longo de todo o dia. Reunindo gestores, lideranças e demais profissionais da OSID, a cerimônia contou com uma série de palestras e oficinas sobre o novo modelo de desenvolvimento, o qual entrará em vigor a partir deste ano.
Intitulado “Seminário de Sensibilização e Conceitos Estratégicos”, o evento foi iniciado com um momento de oração e bênção conduzido pelo capelão das Obras Sociais, Frei Mário Erky. Logo após, subiram ao palco os professores da Consultoria Fator RH, Claudia Palmuti e Fabrizio Rosso, que compartilharam saberes acerca das competências necessárias para uma boa jornada de desenvolvimento profissional. “Algo importante é ter um olho no presente e outro no futuro, entendendo aonde queremos chegar e buscando antecipar soluções para o agora”, destacou Fabrizio durante a palestra.
O novo projeto de Gestão por Competências está sendo construído entre diversos setores da OSID – com o apoio da Consultoria Fator RH – há quatro meses e culminou na criação de um Comitê para organização das ações, que serão divididas em duas fases. A primeira, voltada às lideranças, afinará as metas e as estratégias para a mudança de cultura, por meio de treinamentos e fortalecimento de suas competências: Comunicação, Inovação, Foco em Resultado e Planejamento. Na segunda fase, os protagonistas serão os colaboradores e o aprimoramento das suas habilidades a partir do P.E.C (Perfil Estruturado por Competência) correspondente a cada cargo.
De acordo com o líder de Recursos Humanos da OSID, Raimundo José, o programa abarca questões relacionadas ao desenvolvimento, feedback, recrutamento, seleção e promoção. “Estabelecer de forma clara quais são as competências de cada um é um ganho para todos nós, pois se trata de uma oportunidade de crescimento. Quando a gente traz a ferramenta, a gente está pensando em que esse profissional pode melhorar e, ao mesmo tempo, em reconhecer o seu papel essencial na missão de Amar e Servir”, explica.
Na manhã de lançamento do programa, a superintendente das Obras Sociais Irmã Dulce, Maria Rita Pontes, ressaltou a importância do projeto de Gestão por Competências, destacando que, além das qualidades técnicas de cada pessoa, “o nosso objetivo é trabalhar as três competências organizacionais que todos os profissionais da nossa instituição devem ter: a Ética, a Humanização e o Compromisso com o Servir. Tenho a certeza de que, através dessa ferramenta, o RH poderá preparar os nossos profissionais para as mudanças futuras”, pontuou.
