Icone coração Doações Icone coração Ouvidoria

Eventos carnavalescos prometem semana de muita música e alegria para pacientes e moradores das Obras Sociais Irmã Dulce

17 de February de 2025

A poucos dias do Carnaval, uma agenda de ações animadas e descontraídas promete transformar a rotina de pacientes, acompanhantes e funcionários das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID). Envolvendo diversos núcleos e alcançando diferentes perfis de pacientes atendidos nas Obras Sociais, a programação carnavalesca começa segunda-feira (17) com o Bailinho do Cabelo Divertido, no Centro Especializado em Reabilitação (CER IV), e segue por toda a semana com atrações especiais e propostas diferenciadas.

No CER IV, unidade da OSID situada em Patamares, que atende pacientes com deficiência auditiva, física, intelectual e visual, o já tradicional Bailinho do Cabelo Divertido ganha releitura com desdobramento nos dois turnos ao longo da semana. Este ano, o evento será de 17 a 20 de fevereiro, e contará com a presença de Tio Paulinho e sua trupe, que vai animar as dependências da unidade com seu mini trio, na quarta-feira (19), às 9h. A proposta é que todos levem adereços de cabeça engraçados e coloridos, pois a ideia do bailinho é “incentivar a participação social e fortalecer os vínculos familiares com atividades lúdicas que podem ser vivenciadas nos contextos sociais”, explica Rosinei Souza, líder do CER IV.

Já na sede das Obras Sociais Irmã Dulce, na Avenida Dendezeiros do Bonfim, a prévia carnavalesca contará com dois eventos de destaque. Na terça-feira (18), o projeto “Arte sem Fronteiras”, do artista visual Menelaw Sete, vai levar performances com música, pintura e manipulação de bonecos à casa do Anjo Bom. Combinando diversas linguagens artísticas e utilizando a arte como instrumento de terapia e inclusão, o artista vai comandar a folia artística com cavalete e carro de som, a partir das 9h. O roteiro inclui passagens pela Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) e pelo Hospital da Criança (HC), no turno matutino. À tarde, Menelaw vai fazer a festa dos moradores do Centro de Atendimento à Pessoa com Deficiência (CAPD). Para o artista, “a arte é uma forma de conexão, de troca e de amor. Quero dar a esses pacientes a possibilidade de se enxergarem além das circunstâncias, em um momento de leveza e encantamento. A arte tem o poder de transformar, e é isso que desejo compartilhar com cada um deles”, diz Menelaw.

A agenda de Carnaval promete envolver os pacientes, acompanhantes e colaboradores também na quarta-feira, com a nova edição da Radiofolia, que desde 2016 comemora o aniversário do Serviço de Radioterapia da Unacon. A partir das 9h, a charanga Gravata Doida e os Palhaços da Solidariedade se encontram na unidade de Oncologia e seguem tocando marchinhas de antigos carnavais pelas enfermarias do Hospital Santo Antônio (HSA), Pátio das Ambulâncias, HC e solário da Oncologia. “É uma ação muito positiva”, avalia a líder da Unacon, Vivyana Passos. “Os pacientes ficam extremamente felizes, e entram no clima, esquecendo momentaneamente do adoecimento. Para muitos, a charanga ativa memórias afetivas dos antigos bailes de Carnaval”.

Outros núcleos das Obras Sociais também se organizam para compartilhar iniciativas musicais e coloridas para os pacientes, a exemplo do Centro Geriátrico Júlia Magalhães, que entre os dias 20 e 27 vai alegrar pacientes, moradores e membros dos centros de convivência com bailinhos comandados por sua equipe multiprofissional.

Eventos carnavalescos prometem semana de muita música e alegria para pacientes e moradores das Obras Sociais Irmã Dulce