Icone coração Doações Icone coração Ouvidoria

Estudantes da escola de Santa Dulce recebem atendimento oftalmológico e óculos através do Projeto Pequenos Olhares

10 de June de 2024

Cerca de 140 alunos do Centro Educacional Santo Antônio (CESA), núcleo das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), participaram em Salvador de um mutirão de atendimento oftalmológico, através do Projeto Pequenos Olhares. Promovida pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), em parceria com a instituição fundada pela primeira santa brasileira, a iniciativa aconteceu no último sábado (8), na sede das Obras, e contou com a realização de consultas e exames complementares, além da oferta de óculos, tudo de forma gratuita.

Durante toda a manhã, os pacientes mirins passaram pela avaliação da equipe multidisciplinar da OSID e de profissionais voluntários de outras cidades e instituições. Com faixa etária entre 5 e 12 anos de idade, a turminha passou por exames específicos da oftalmopediatria, além de testes de estrabismo, medida de grau, avaliação do fundo de olho através da fundoscopia e mapeamento de retina. Verificada a necessidade do uso de óculos de grau, os pacientes puderam então escolher o item de sua preferência, o qual será entregue em julho, no próprio centro educacional das Obras Sociais Irmã Dulce, localizado em Simões Filho.

Iniciado em 2002, o Projeto Pequenos Olhares é destinado a crianças em situação de vulnerabilidade social e já atendeu pacientes em diversos estados do país. “Essa ação tem como foco a inclusão social. Todos nós sabemos que ao possibilitar que uma criança enxergue bem, ela vai ser inserida na sua comunidade, tanto socialmente quanto no âmbito da educação. Isso é fundamental”, explica o coordenador do Projeto Pequenos Olhares e ex-presidente do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, Cristiano Caixeta Umbelino.

Para o gestor de Saúde das Obras Sociais Irmã Dulce, André Fraife, realizar ações como essa é expandir a assistência às crianças acolhidas pela OSID. “Além disso, é um projeto que traduz a essência do legado de Santa Dulce, que sempre buscou parceiros e formas de conseguir acolher aqueles que mais precisam”, afirma. Mãe de uma das estudantes atendidas pelo projeto, Eliana Santos pontua que a melhora do rendimento escolar é um dos benefícios da ação: “muitas vezes a dificuldade de visão atrapalha a rotina de estudo e poder acessar esse serviço é muito importante”.
 

Estudantes da escola de Santa Dulce recebem atendimento oftalmológico e óculos através do Projeto Pequenos Olhares