Encontro de imersão no Dulcismo marca chegada de novos residentes da OSID
Os novos residentes dos programas de Residência Médica, Multiprofissional e Bucomaxilofacial das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) participaram de uma manhã de acolhimento no último sábado (05), no Auditório Dr. João Suassuna Filho, da futura Faculdade Santa Dulce – localizada na Unidade em Patamares. Organizado pelo setor de Recursos Humanos (RH)/Núcleo de Desenvolvimento Profissional (NDP) em parceria com a Assessoria de Ensino e Pesquisa e a Assessoria de Cultura Organizacional e Humanização, o evento que reuniu preceptores, gestores e lideranças, teve como um dos objetivos apresentar os valores e a missão da instituição.
Logo na abertura do encontro, os residentes foram recebidos com palavras de boas-vindas à casa da Mãe dos Pobres. “Mais do que realizar procedimentos médicos, vocês estão ingressando em uma instituição que prioriza a humanização e o acolhimento. Espero que vocês, assim como eu, encontrem nas obras a felicidade de atuar com o propósito da nossa profissão, que é tratar bem os nossos pacientes”, destacou o assessor de ensino e pesquisa, Sandro Barral. Na ocasião, os novos anjos de Dulce participaram de um momento de oração e receberam as bençãos do Capelão da OSID, Frei Mário Erky, para em seguida assistir ao vídeo Mãos Carinhosas, que conta um pouco sobre a jornada heroica de Irmã Dulce.
Imersão - O momento de acolhimento destacou os princípios da instituição como amor ao próximo, empatia, acolhimento à diversidade e perseverança, apresentados na palestra “As 13 faces de Santa Dulce dos Pobres, a partir dos valores da OSID”, pelo coordenador do Núcleo de Arte Educação do Centro Educacional Santo Antônio (CESA), Leo Passos. Os residentes tiveram a oportunidade de conhecer um pouco sobre o jeito Dulce de pensar, ser e agir, que norteia o impacto transformador do trabalho realizado nas obras.
Um dos pontos altos do encontro foi a dinâmica na qual os mesmos valores foram impressos em chaves simbólicas distribuídas aos residentes que foram incentivados a contarem suas experiencias de chegada à OSID. Os participantes expressaram entusiasmo e gratidão pela oportunidade de ingressar no império de amor do Anjo Bom. “Vi que o atendimento consegue contemplar além da questão biológica, aspectos sociais, espirituais e psicológicos, e isso me encantou”, destacou Jefferson Pereira, residente da Geriatria, que tirou a chave da Empatia. “É olhar para o outro se colocando no lugar do outro”.
Ainda durante a dinâmica, cada residente foi contemplado com um exemplar do livro “Irmã Dulce dos Pobres – Uma Santa do nosso tempo”, com uma dedicatória assinada pela autora da obra, a superintendente da OSID, Maria Rita Pontes. “O conhecimento técnico é muito importante, mas se a gente não tiver os valores, como vocês vão precisar na medicina e nas outras residências, a gente não conseguirá fazer o nosso trabalho com a perfeição necessária”, afirmou a superintentende.
Homenagem - Ao final do evento, o assessor de ensino e pesquisa, Sandro Barral, recebeu uma homenagem pelos seus 27 anos de dedicação às obras. “Muito obrigado por me dar a oportunidade de fazer o que eu gostaria nessa obra”, disse bastante emocionado. Com o encontro de imersão, inicia-se uma nova etapa para os residentes, marcada por desafios, aprendizados e oportunidades de crescimento dentro da OSID. É o início de uma jornada em que, além de exercer a medicina, eles terão a chance de contribuir com o legado de amor e serviço deixado pela sua fundadora.
Residência - Ao todo, 126 novos anjos de Santa Dulce foram selecionados para atuar nos programas de Residência Médica, Multiprofissional e Bucomaxilofacial, distribuídos em áreas como Geriatria, Clínica Médica, Pediatria, Cirurgia Geral, Anestesiologia, Mastologia e Ortopedia, em um total de 19 especialidades ofertadas pela área de ensino e pesquisa das Obras Sociais Irmã Dulce, instituição reconhecida como referência em Ensino em Saúde na Bahia, por conta da excelência de seus preceptores, estrutura física e atendimento humanizado.
