Dia de São José: alunos do CESA plantam milho e feijão na oficina de Educação Ambiental
Seguindo a tradição, o Dia de São José foi celebrado no dia 19 de março, com o plantio de milho e feijão pelos próprios alunos do Ensino Fundamental I, do Centro Educacional Santo Antônio (CESA), núcleo das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) em Simões Filho. Os estudantes aprenderam desde a preparação do solo, o plantio e a rega, por meio de Sistemas Agroflorestais (SAFs) - método sustentável de cultivo de diversas árvores no mesmo espaço de forma simultânea. A colheita dos grãos será feita no período do São João.
A iniciativa é do Núcleo Ambiental do Bem Viver do CESA, que oferece, além de oficina gratuita para os estudantes, ações pedagógicas integradas às práticas do ensino regular, nas áreas de cultura, cidadania e sustentabilidade, inspiradas nos princípios do bem viver e da agroecologia. “As atividades deste ano são marcadas pelas estações do ano e colocam a natureza e a comunidade como centro do processo educacional. Reforçamos a conexão dos indivíduos com os processos ecológicos que sustentam a vida, integrando práticas pedagógicas às mudanças sazonais do ambiente local”, explicou Zaíra Geribello, educadora ambiental do CESA.
O núcleo faz parte do Programa Integrado do Centro Educacional, lançado em 2023, que visa fortalecer ações de suporte psicossocial; socialização e integração; apoio pedagógico e educação ambiental. Os recursos são captados através de incentivo fiscal com investimentos de pessoas físicas e jurídicas, por meio do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Simões Filho. Apoiadores do programa: Braskem; Companhia de Participações Aliança da Bahia; Ferbasa; Gotemburgo Volvo; PRIO; Grupo Global Participações; M. Cecília A. Barreto Consultoria; Magazine Luiza e 13° Cartório de Registro Civil de Butantã.
