Centro Educacional Santo Antônio é premiado pela organização internacional ChildFund
O Centro Educacional Santo Antônio (CESA), núcleo das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), foi uma das dez instituições do país premiadas no Selo Organização Parceira do ChildFund, edital promovido pela ChildFund Brasil, fundação que atua em defesa dos direitos da criança e do adolescente. A escola fundada por Santa Dulce dos Pobres é a única na Bahia entre os premiados. O reconhecimento permitirá, ao longo do próximo ano, o desenvolvimento de ações de prevenção da violência digital, alcançando estudantes, seus familiares e profissionais da unidade baiana. Localizado em Simões Filho e com um modelo de educação que engloba do primeiro ao nono ano do Ensino Fundamental, o CESA acolhe hoje mais de 900 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, oferecendo ainda acesso à arte-educação, atividades esportivas, assistência odontológica, alimentação, fardamento e material escolar gratuitos.
Entre as ações previstas a partir da premiação, estão cursos de capacitação para profissionais da unidade e familiares dos estudantes sobre violência digital, com o objetivo de promover estratégias de prevenção contra o cyberbullying e a exploração em ambiente virtual. Destaque também para iniciativas de combate ao abuso e exploração sexual e comercial de crianças e adolescentes. A conscientização sobre tais temas será ainda disseminada através de linguagens diversas, como a arte-educação, em oficinas já desenvolvidas na grade curricular do CESA, a exemplo do audiovisual, teatro, dança e da música. “Essa conquista é motivo de muita felicidade, pois demonstra o reconhecimento do trabalho desenvolvido pela escola, que vem salvaguardando gerações em risco social. Uma notícia que destaca, também, a parceria com o Escritório de Gerenciamento de Projetos da OSID, que está sempre atento às oportunidades de fortalecermos essas iniciativas”, afirma o líder do Centro Educacional, José Passos Júnior.
Além da escola fundada por Santa Dulce dos Pobres, foram selecionadas instituições do Ceará, São Paulo, Sergipe e Rio Grande do Sul. As organizações premiadas passam a integrar agora o Ecossistema ChildFund de Transformação Social, uma rede de apoio e capacitação que visa maximizar o impacto de suas ações. Atuando em 22 países, a ChildFund é uma organização internacional que se dedica à proteção infantil e desenvolvimento social de crianças, adolescentes, jovens e suas famílias.