Centro de Geriatria das Obras Sociais Irmã Dulce passará por ampla requalificação
O Centro de Geriatria e Gerontologia Júlia Magalhães, das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), passará por uma importante requalificação e aparelhamento em sua estrutura física, com o objetivo de ofertar aos idosos atendidos um espaço ainda mais humanizado. Assinada na manhã desta sexta-feira (27) pelo prefeito Bruno Reis, durante solenidade na sede da OSID em Salvador, a autorização para execução do projeto permitirá também a implementação de novas práticas terapêuticas junto ao Centro, que é a única unidade da Bahia a oferecer, ao mesmo tempo, atendimento ambulatorial e internação hospitalar para casos clínicos agudos e pacientes crônicos.
A revitalização da estrutura será possível graças a aprovação do projeto pelo Conselho Municipal do Idoso (CMI), que através do Fundo Municipal da Pessoa Idosa (FMPI) viabilizou recursos da ordem de aproximadamente R$10 milhões, captados através de incentivo fiscal com investimento de pessoas físicas e jurídicas, chegando a quase 50 investidores privados. “É motivo de muito orgulho para todos nós podermos viabilizar essa requalificação. A trajetória de Santa Dulce dos Pobres é grandiosa e o seu legado permanece no trabalho das Obras Sociais”, destacou o prefeito Bruno Reis durante assinatura.
A cerimônia contou também com a presença da superintendente da OSID, Maria Rita Pontes; do presidente do Conselho Administrativo da instituição, José Carvalho Júnior; do secretário municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer, Júnior Magalhães; do ex-prefeito ACM Neto e demais autoridades; além de parceiros, gestores e profissionais das Obras Sociais Irmã Dulce. “Esse novo passo será de suma importância para a melhoria na qualidade de vida dos pacientes. Agradecemos a todas as equipes que tornaram isso possível”, afirmou Maria Rita Pontes.
Além da reestruturação, a execução do projeto inclui ainda a implementação de mais recursos de acessibilidade; ciclos formativos para profissionais que atuam no cuidado com a pessoa idosa; atividades para os pacientes sobre os seus direitos como cidadãos; e a inclusão de práticas integrativas na assistência ofertada pelo Centro. A previsão é de que as intervenções sejam concluídas em até um ano.
Legado de amor e serviço - Criado em 1986, o Centro de Geriatria e Gerontologia da OSID traduz a luta de Irmã Dulce por uma assistência integral aos idosos, com estímulo à cidadania, socialização e qualidade de vida. Comprometida com o atendimento humanizado, a unidade realiza 5 mil atendimentos ambulatoriais mensais e dispõe de uma equipe multidisciplinar composta por profissionais da área de Saúde, além de 162 leitos para pacientes crônicos, agudos, em reabilitação e cuidados paliativos. Destes, 54 leitos são destinados à Morada de Idosos, que acolhe pessoas idosas em situação de vulnerabilidade social. A unidade oferece ainda o Ambulatório de Parkinson, para acompanhamento de portadores da doença; e o serviço de Avaliação Cognitiva, voltado aos idosos com alterações de memória e portadores de doença de Alzheimer.