Banco de sangue da OSID precisa de doações para abastecer estoque de bolsas
Pequeno gesto que pode fazer uma grande diferença, a doação de sangue é um ato de solidariedade que ajuda a salvar vidas. A Unidade de Coleta e Transfusão (UCT) das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) está com uma grande baixa nos estoques de bolsa – alguns grupos já estão zerados – e, portanto, precisa com urgência do apoio da população para doação de sangue. Considerado um serviço essencial, a unidade da OSID atende à demanda interna e é um dos principais fornecedores de sangue da hemorrede do estado.
As Obras Sociais também contam com a solidariedade de toda a Família OSID para realizar esse nobre gesto da doação de sangue que ajuda a manter os estoques necessários para procedimentos médicos vitais, tratamentos de emergência e cirurgias complexas.
Para doar sangue é necessário estar em boas condições de saúde, pesar mais de 50kg e ter entre 16 e 69 anos (desde que a primeira doação tenha sido feita até os 60 anos). Menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal. No dia da doação, o candidato precisa estar descansado, bem alimentado, não ter consumido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores e nem ter fumado pelo menos duas horas antes. Além disso, é recomendado ao voluntário que evite alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem o procedimento.
Para realizar a doação nas Obras Sociais Irmã Dulce, basta comparecer ao Banco de Sangue da OSID, localizado na Avenida Dendezeiros do Bonfim, portando documento oficial com foto. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 7h10 às 11h30 e das 13h às 16h.
