Icone coração Doações Icone coração Ouvidoria

1º Simpósio de Serviço Social da OSID será realizado neste sábado

14 de June de 2024

As Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) promovem neste sábado, dia 15 de junho, seu 1° Simpósio do Serviço Social. Com o tema “As interfaces nas áreas de atuação”, o evento será realizado das 7h30 às 17h, no auditório do CEPPAJ (Centro de Ensino e Pesquisa Professor Adib Jatene), na sede da OSID. O objetivo principal do encontro é compartilhar as experiências vivenciadas e o saber profissional da equipe de assistentes sociais das Obras Sociais Irmã Dulce. Com inscrições esgotadas, o evento tem como público-alvo estudantes de Serviço Social e profissionais formados na área. Confira a programação completa no card que acompanha esta matéria.

Coordenadora do evento, a supervisora técnica de Serviço Social e assistente social da OSID, Taiana Aleluia, ressalta que a iniciativa do simpósio vai dar visibilidade ao exercício profissional diante dos diferentes espaços de atuação na área hospitalar. “Além de contribuir nesse direcionamento para intervenção clínica, nós fazemos a intervenção social desses pacientes junto à equipe multiprofissional e junto aos familiares. Então, nós estamos dentro desse processo de mediação entre o paciente, a família e a instituição”.

A programação traz uma série de debates sobre a atuação do Serviço Social nos núcleos de atendimento das Obras Sociais Irmã Dulce, como o CER IV – Centro Especializado em Reabilitação; CAPD – Centro de Atendimento à Pessoa com Deficiência; Centrinho – Centro de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais e CATA – Centro de Acolhimento e Tratamento de Alcoolistas. “Na instituição, passamos por todas as interfaces de atuação dentro do hospital, acolhendo pacientes em vulnerabilidade social, alcoolistas, pacientes em reabilitação, pessoas com deficiência, ou seja, o atendimento não fica limitado à área social”, explica Taiana. Ao todo, a OSID conta com 32 profissionais de Serviço Social, sendo sete atuando no CER IV e os demais 25 lotados nos núcleos do Complexo Roma. 

Para a supervisora, fatores como o acolhimento com escuta qualificada, orientação sobre os benefícios sociais, seguindo as diretrizes do Código de Ética Profissional da categoria e do Código de Ética Institucional fazem parte do diferencial do profissional de Serviço Social da instituição fundada pela Mãe dos Pobres. “Nós temos uma missão e princípios de Irmã Dulce a seguir. Então, nós atendemos esse paciente com muita empatia, com muito cuidado, com muito respeito, levando em consideração a sua história e a sua autonomia enquanto pessoa. Nós buscamos promover esse conhecimento do Serviço Social das Obras Sociais Irmã Dulce e multiplicar o diferencial das nossas vivências na instituição. Estamos muito felizes com o interesse do público no simpósio”, afirma. 

1º Simpósio de Serviço Social da OSID será realizado neste sábado