Saúde

Saúde

Icone coração Doações Icone coração Ouvidoria

Unacon do Hospital de Irecê realiza primeira cirurgia

16 de June de 2023

Inaugurada em janeiro deste ano, a Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) do Hospital Regional Dr. Mário Dourado Sobrinho, administrado pelas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), realizou com sucesso sua primeira cirurgia oncológica, na última segunda-feira (12). Com duração de três horas, o procedimento foi de gastrectomia parcial para retirada de tumor no estômago. Coordenada pelo médico cirurgião Ramon Fernandes, a equipe teve a assistência do médico Felipe Barreto e contou com o serviço da anestesista Laila Macedo; das enfermeiras Raylla Maciel e Carla Ferreira; e das técnicas em enfermagem Euzilene Santos, Mila Pereira, Thaís Batista e Rosimeire Pereira.

A Unacon atua no diagnóstico e tratamento do câncer para pacientes de Irecê e região, disponibilizando consultas de oncologia clínica e cirúrgica, além de procedimentos, como o serviço de quimioterapia. A unidade atende nas especialidades de Mastologia, Urologia e Ginecologia, com estimativa de 440 atendimentos por mês, após um ano e meio de funcionamento. “A importância de contarmos com uma Unacon na região de Irecê é garantir saúde e sobrevida para o paciente no interior, trazendo para mais perto a medicina de alta complexidade. O paciente é beneficiado por não precisar se deslocar para tão longe de sua residência, principalmente os mais idosos e fragilizados”, explica a médica oncologista Priscila Santos Rebouças.

A marcação para atendimento na unidade é realizada via Lista Única. O paciente deve procurar a Secretaria de Saúde do seu município com a requisição do médico. Foi assim que o trabalhador rural Abdoral Rodrigues da Rocha, de 72 anos, residente em uma propriedade rural a 9 quilômetros de Irecê, iniciou o tratamento na unidade, no último mês de março: “Estou me sentindo muito bem em receber o tratamento aqui na Unacon do Hospital Regional de Irecê, principalmente por estar perto de casa e da família. Antes, eu fazia tratamento em Salvador e agora mudei para cá”. 

Unacon do Hospital de Irecê realiza primeira cirurgia