Saúde

Saúde

Icone coração Doações Icone coração Ouvidoria

Projeto Arca da Dulce proporciona ambiente mais acolhedor no Hospital da Criança

26 de July de 2023

O Hospital da Criança (HC) das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) está de visual novo. Para tornar o ambiente mais acolhedor, através do projeto “Arca da Dulce”, as enfermarias passaram a ser chamadas de quartos, palavra de domínio do vocabulário das crianças. Cada quarto tem um animal como mascote, que aparece nas portas e no roda-teto, o que facilita a localização espacial. 

Psicóloga do HC, Brenda Carlos fala do impacto da reformulação visual na recuperação dos pacientes mirins: “O processo de hospitalização de uma criança é bem difícil, mas com ações de humanização, conseguimos fazer com que esse processo seja mais acolhedor.  Quando a criança receber a alta, ela vai ter uma lembrança visual desse momento”. 

O projeto Arca da Dulce também proporcionou estruturação das áreas de internamento, com novos mobiliários como cadeira de acompanhante, poltronas para as salas multiuso, cama hospitalar de adulto, cama berço, berços, cama de CTI e persianas. Também foram adquiridos brinquedos e jogos educativos para as atividades lúdicas que são desenvolvidas no período do internamento, fortalecendo as relações entre os pequenos pacientes, a família e a equipe de saúde e humanizando o atendimento para melhor compreensão do processo de hospitalização.

O Arca da Dulce foi executado através de um Termo de Fomento celebrado entre a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social e a OSID, com recursos aportados pelas empresas Magazine Luiza e White Martins. 
 

Projeto Arca da Dulce proporciona ambiente mais acolhedor no Hospital da Criança