Saúde

Saúde

Icone coração Doações Icone coração Ouvidoria

Profissionais da OSID participam de evento nacional de Medicina Intensiva Pediátrica

18 de May de 2023

O Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva Pediátrica – 17° CBMIPED, realizado de hoje (18) a sábado, no Centro de Convenções de Salvador, conta com a participação de dois médicos intensivistas do Centro de Terapia Intensiva Pediátrica (CTIP) do Hospital da Criança (HC), unidade das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID): Hélio de Queiroz Filho, coordenador do CTIP; e Cláudia Mei Lan Jae, que atua na unidade como médica diarista.

Realizado pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira em parceria com a Sociedade Brasileira de Pediatria, o evento tem sua primeira edição presencial depois da pandemia, reunindo mais de 700 participantes, conferencistas brasileiros e convidados do Canadá, Espanha e Catar. Nesta 17ª edição, os debates refletem o tema: "Um olhar inclusivo e diverso para o futuro". De acordo com Cláudia Mei, que também integra a comissão organizadora do congresso, além de aulas expositivas, o programa também oferece “momentos de bate-papo com especialistas, proporcionando muita proximidade com profissionais de referência em âmbito local, nacional e internacional”.

A intensivista do CTIP considera que o evento “é um momento importante para atualizar temas relevantes em Sepse (quadro clínico de infecção generalizada), Síndrome do Desconforto Respiratório, ECMO (Oxigenação por Membrana Extracorpórea), Cuidados Paliativos, Neonatologia, Inteligência Artificial, entre tantos outros na área”. Além de atuar como moderadora de debates sobre o futuro da Medicina Intensiva Pediátrica, ela irá apresentar conferências que abordam o “Suporte Ventilatório na Bronquiolite Viral Aguda” e a “Síndrome de abstinência”.

Esta edição do Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva Pediátrica conta ainda contribuições do coordenador do CTIP/OSID. Além da palestra “Cateter Nasal de Alto Fluxo: Estamos usando demais?”, Hélio de Queiroz Filho irá moderar o debate proposto pelo renomado médico intensivista canadense Daniel Garros, que em uma de suas conferências traz a provocação: “O que é uma ‘boa morte?’”

Professor Clínico Titular de Pediatria da Divisão de Cuidados Intensivos da Faculdade de Medicina da Universidade de Alberta (Canadá), Garros visitou o CTIP/OSID, na tarde de terça-feira (16). Um dos destaques do congresso, o intensivista traz ao Brasil o workshop “Melhoria de Qualidade Assistencial em UTI Baseada em Evidências Práticas”, uma abordagem inédita no país e que visa contribuir para a melhoria da qualidade assistencial.

Profissionais da OSID participam de evento nacional de Medicina Intensiva Pediátrica