Saúde

Saúde

Icone coração Doações Icone coração Ouvidoria

Pesquisador do Centro de Pesquisa da OSID recebe prêmio internacional

25 de May de 2023

O pesquisador Edson Duarte Moreira, líder do Centro de Pesquisa Clínica das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), foi agraciado com o Prêmio GFMD – Global Fellow in Medicines Development, que reconhece profissionais que fazem contribuições significativas para o avanço da Medicina Farmacêutica. Instituído pela Academia IFAPP – International Federation of Associations of Pharmaceutical Physicians and Pharmaceutical Medicine (atualmente Academia GMDP – Global Medicines Development Professional), o prêmio foi entregue em cerimônia realizada no King's College, em Londres – Reino Unido, no último dia 22 de maio. Os premiados recebem o título de Global Fellow in Medicines Development e tornam-se membros do comitê global de especialistas para ajudar no avanço das disciplinas envolvidas no Desenvolvimento de Medicamentos/Medicina Farmacêutica.

“A notícia da nomeação para esse prêmio foi uma grata surpresa. Fiquei muito feliz pelo reconhecimento e pela oportunidade de expressar meus agradecimentos na cerimônia da premiação à Fiocruz e às Obras Sociais Irmã Dulce, que me deram "régua e compasso" para traçar essa trajetória. A essas instituições e a todos que me estenderam a mão ao longo dos anos, minha gratidão”, declarou Edson Moreira, que é médico infectologista e também pesquisador titular da Fiocruz. “Não se faz pesquisa individualmente, mas com o esforço coletivo de muitos talentos. Portanto, divido esse prêmio com minha equipe: sem o trabalho árduo e a dedicação de cada membro, isso não teria sido possível. Continuaremos buscando avanços na medicina com a ciência como ferramenta e com Santa Dulce dos Pobres como inspiração”, completou. A seleção para a premiação é feita por um comitê consultivo, formado por representantes da IFAPP, da Faculdade de Medicina Farmacêutica (pertencente aos Royal Colleges of Physicians do Reino Unido – Londres, Edimburgo e Glasgow) e de uma rede de parceiros públicos e privados da Europa voltada à inovação em medicamentos.

O pesquisador - Formado em Medicina pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Edson Moreira tem mestrado em Saúde Pública, doutorado em Epidemiologia pela Universidade de Columbia, em Nova York, e pós-doutorado pela Universidade McGill, em Montreal. Atualmente, é líder do CPEC – Centro de Pesquisa Clínica das Obras Sociais Irmã Dulce; pesquisador titular da Fiocruz Bahia; vice-coordenador do Programa de Mestrado Profissional em Pesquisa Clínica e Translacional (PGPCT) e docente do Curso de Pós-graduação em Biotecnologia em Saúde e Medicina Investigativa (PGBSMI), ambos da Fiocruz Bahia. Edson Moreira também é investigador de estudos da vacina para Covid-19 da Astra-Zeneca, Sanofi e Butantã, e coordenador dos estudos da vacina da Pfizer no Brasil. Sob sua coordenação, o Centro de Pesquisa Clínica das Obras Sociais Irmã Dulce foi homenageado pela farmacêutica multinacional Pfizer e pela empresa alemã BioNTech, em reconhecimento pela importante contribuição do núcleo da OSID nos estudos da vacina da Covid-19. O CPEC sagrou-se o segundo maior centro de pesquisa em número de voluntários para a vacina Pfizer/BioNTech no mundo.

 

Pesquisador do Centro de Pesquisa da OSID  recebe prêmio internacional