Saúde

Saúde

Icone coração Doações Icone coração Ouvidoria

Obras Sociais Irmã Dulce sediam curso internacional sobre reabilitação auditiva

01 de April de 2014

As Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) vão sediar, de 3 a 5 de abril, o VI Curso Internacional de Implante Coclear. Contando com a participação de especialistas nacionais e de outros países, o evento é voltado para médicos, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais e demais profissionais que trabalham com implante coclear, também conhecido como “cirurgia do ouvido biônico”. Entre os temas apresentados estarão novas tecnologias da área, aplicação da técnica em crianças e aspectos emocionais durante o processo de reabilitação auditiva. Promovido pela OSID em parceria com o Núcleo de Otorrinolaringologia da Bahia (Nooba), o curso - teórico e prático – será realizado no auditório do Centro de Estudos e Pesquisas Professor Adib Jatene (CEPPAJ), localizado na sede da OSID (Avenida Bonfim, Largo de Roma). Mais informações podem ser obtidas pelos telefones: (71) 3186-0231 / 0225.

Coordenador do Núcleo de Reabilitação Auditiva da OSID, Eduardo Barbosa destaca que, além de aprimorar e reciclar conhecimentos sobre o implante coclear, o curso promove a troca de experiências entre profissionais de diversas instituições e localidades. “Com o treinamento, garantimos que mais profissionais habilitados estejam à disposição no mercado”.

Implante coclear - Conhecido como “cirurgia do ouvido biônico”, o implante coclear compreende um avançado tratamento para pessoas portadoras de deficiência auditiva sensorioneural bilateral de grau severo e profundo. O implante caracteriza-se como um dispositivo eletrônico que estimula diretamente as fibras remanescentes do nervo auditivo, possibilitando ao usuário a capacidade de perceber o som. Indicado para crianças a partir dos três meses de vida, adultos e idosos que não obtiveram benefícios com o uso de aparelhos auditivos convencionais, o procedimento configura-se em uma valiosa ferramenta na superação das limitações geradas com a perda da audição.

Referência - Considerado referência no país, o Núcleo de Reabilitação Auditiva da OSID é o único da Bahia credenciado para fazer o implante coclear pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Desde que começou a funcionar, há pouco mais de quatro anos, a unidade já realizou cerca de 250 cirurgias em pacientes da Bahia e de outros estados, nas mais variadas faixas etárias, garantindo uma melhor qualidade de vida, além de maiores chances de solução da deficiência auditiva.

Obras Sociais Irmã Dulce sediam curso internacional sobre reabilitação auditiva