Saúde

Saúde

Icone coração Doações Icone coração Ouvidoria

Idosos da OSID participam da Caminhada da Memória neste sábado

22 de September de 2023

Idosos dos grupos de convivência e moradores do Centro de Geriatria e Gerontologia Júlia Magalhães das Obras Sociais irmã Dulce (OSID) irão participar da Caminhada da Memória, amanhã (23), das 9 às 12h, na Praça Irmã Dulce (Largo de Roma). O evento, uma realização da ABRAz (Associação Brasileira de Alzheimer – Regional Bahia) com apoio da OSID, é uma das ações do Mês Mundial da Doença de Alzheimer para sensibilizar a sociedade sobre as demências na pessoa idosa, principalmente o Alzheimer, doença que, de acordo com a ABRAz, irá afetar cada vez mais pessoas. Mais informações e inscrições pelo telefone (71) 3016-0238.

Voltado para idosos, seus familiares e cuidadores, o evento é aberto ao público e contará com várias atividades. Além da Caminhada da Memória, a programação na Praça Irmã Dulce inclui aferição de pressão arterial e glicemia, distribuição de cartilha e atividade motora com a equipe multidisciplinar do Centro de Geriatria da OSID. A iniciativa visa “disponibilizar informações e orientações sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce”, como enfatiza Joice Paixão, terapeuta ocupacional da OSID e membro da diretoria da ABRAz – Regional Bahia.

A doença de Alzheimer e a demência vascular são os tipos mais comuns de demência. E neste mês de setembro, dedicado à conscientização, prevenção e diagnóstico precoce da doença, a campanha “Nunca é muito cedo, nunca é muito tarde!” quer encorajar a todos a reconhecerem os sinais iniciais para procurar os suportes disponíveis. Os sintomas podem incluir: perda de memória, dificuldade em encontrar palavras ou compreender o que as pessoas dizem, dificuldade em desempenhar tarefas rotineiras prévias e mudanças na personalidade e humor.

Idosos da OSID participam da Caminhada da Memória neste sábado