Santuário Santa Dulce dos Pobres acolhe seu novo reitor
Em uma missa com centena de fiéis, amigos, religiosos, autoridades, familiares colaboradores e conselheiros das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), frei Ícaro Rocha de Brito, OFMCap. tomou posse ontem (15) como o novo reitor do Santuário Santa Dulce dos Pobres. A cerimônia foi presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Sergio da Rocha, e na ocasião foi feita a leitura do documento de provisão de posse, nomeando frei Ícaro como o novo responsável pela administração do Santuário da primeira santa brasileira.
O evento marcou também o momento em que o povo de Deus conheceu, oficialmente, de forma pública, o novo sacerdote que ficará à frente das atividades do Santuário, conforme orienta o Direito Canônico da Igreja Católica. Sob aplausos, frei Ícaro foi apresentado por Dom Sergio: “Após ter ouvido a leitura do documento que a igreja propõe nomeando o novo reitor, eu quero apresentar a vocês e juntos vamos acolhê-lo. Frei Ícaro, tenha certeza que nessas palmas está a acolhida fraterna, a gratidão, a certeza das orações, do apoio e da colaboração de tanta gente querida que aqui se encontra”. Na igreja o termo reitor é a denominação atribuída ao sacerdote, dirigente máximo, de um santuário, basílica ou catedral. A palavra tem origem no latim rector (aquele que dirige, aquele que governa).
Envolto do sentimento de gratidão, durante a celebração, frei Ícaro consagrou a sua missão a Nossa Senhora da Imaculada Conceição da Mãe de Deus e a Santa Dulce dos Pobres, se colocando à disposição da igreja: “Eis-me aqui, com profundo e ardente desejo de me empenhar ao máximo para servir com amor e zelo a igreja de Deus. Aqui chego e estou, como filho do Seráfico São Francisco, como frade capuchinho, como irmão e sacerdote, com o desejo de humildemente ensinar a todos que se encontrarem comigo o caminho do Céu”.
Emocionada, a superintendente da OSID, Maria Rita Pontes, acolheu o novo reitor: “Frei Ícaro, seja bem-vindo. É com muita alegria que nós o recebemos tão próximo do Natal, que seja um sinal de Deus a sua presença entre nós. Tenha certeza que nós estaremos ao seu lado, seguindo também, na maioria das vezes, seus passos nessa missão do Amar e Servir. Missão que muitas vezes é difícil, mas que nos traz também muita alegria.”
Vida e missão – Natural da cidade de Vitória da Conquista na Bahia, o novo reitor do Santuário Santa Dulce dos Pobres iniciou sua vida religiosa em 2012, quando ingressou na Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, no Convento São Cosme e São Damião, em Aracaju (SE), ainda com 18 anos. Completando a sua primeira etapa de formação, foi para a cidade de Bom Conselho, em Pernambuco, onde realizou o seu noviciado. Em 2014, ainda em Pernambuco, teve a sua primeira profissão religiosa no Convento São Fidélis de Sigmaringa. Foi no ano de 2019, em sua Profissão Perpétua, que o religioso deu um sim generoso, definitivo, para Deus em uma celebração no Santuário Nossa Senhora da Piedade em Salvador. Foi também no Santuário da Piedade em 2021, que aconteceu a Ordenação Diaconal de frei Ícaro e neste mesmo ano, a Ordenação Presbiteral em Vitória da Conquista.