Descubra dez coisas sobre Irmã Dulce que você não sabia
No Dia do Amigo, comemorado hoje (20), confira 10 curiosidades sobre o Anjo Bom da Bahia.
1- O nome de batismo de Irmã Dulce é Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes. Em 13 de agosto de 1933, quando recebeu o hábito das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, recebeu o nome de Irmã Dulce em homenagem à mãe.
2 - Irmã Dulce nasceu no dia 26 de maio de 1914, no bairro do Barbalho, na freguesia de Santo Antônio Além do Carmo, em Salvador.
3 - Aos 13 anos já atendia doentes no portão de sua casa.
4 - O Anjo Bom do Brasil formou-se em professora pela Escola Normal da Bahia (atual ICEIA), concluiu o curso de Oficial de Farmácia e recebeu o título de Auxiliar de Serviço Social.
5 - Com 21 anos iniciou o trabalho de assistência à comunidade carente, sobretudo nos Alagados, conjunto de palafitas que se consolidara na parte interna do bairro de Itapagipe. Nesta época a imprensa começou a chamá-la de Anjo dos Alagados.
6 - Inaugurou, em 1948, o Cine Teatro Roma, na Cidade Baixa, primeiro palco de Roberto Carlos na Bahia. No espçao hoje fica o Santuário da Bem-Aventurada Dulce dos Pobres.
7 - Em 1964 inaugurou o Centro Educacional Santo Antônio (CESA), em Simões Filho, para abrigar meninos sem referência familiar. Hoje o CESA é uma escola em tempo integral que atende 750 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.
8 - Por sua dedicação aos pobres e doentes, foi indicada ao Prêmio Nobel da Paz.
9 - Construiu um dos maiores hospitais da Bahia a partir de um simples galinheiro. Hoje, as Obras Sociais Irmã Dulce realizam 3,5 milhões de atendimentos ambulatoriais por ano a usuários do Sistema Único de Saúde.
10 - Foi beatificada em 2011, quando passou a se chamar Bem-Aventurada Dulce dos Pobres. Atualmente está em processo de canonização, sendo necessária a comprovação de mais um milagre atribuído à sua intercessão para se tornar santa.